Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47935
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva Junior, Isley Borges da-
dc.date.accessioned2025-12-23T12:29:35Z-
dc.date.available2025-12-23T12:29:35Z-
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Isley Borges da. A dialética do Brasil no espetáculo Brasileirinho de Maria Bethânia: performance, memória e cultura afro-brasileira. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.441.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47935-
dc.description.abstractThis research work, based in Cultural Studies (WILLIAMS, 2011; HALL, 2003, 2016) and Cultural Analysis, examines contemporary Brazil through the lens of the spectacle Brasileirinho (2004), performed by Maria Bethânia. The concepts of performance, memory, and afro-brazilian culture crosses the analysis, which unfolds in chapters that mobilize the notion of spiral time (MARTINS, 2021). In this regard, performance operates as a mode of inscription of discourses that transcend the moment of their enunciation: the performative event does not exhaust itself within its temporal occurrence, as it evokes ranges of meanings that are continuously revisited, re-elaborated, and rewrote in new contexts, thus persisting as interpretive layers that interpellate the present. This work revisits, taking as reference performances from the show, historical facts such as: enslavement and the existence of structural racism; the syncretisms to which afro-brazilian culture was subjected in order to maintain its faith and traditions; and the understanding of the importance of nature for a process of re-enchantment of the desired country. The research concludes that Brasileirinho represents memory in motion, linking distinct temporalities through performances that address contemporary Brazilian issues, problems that hovered over Brazil in 2004 and continue to do so in present-day Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMaria Bethâniapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.subjectBrasileirinhopt_BR
dc.titleA dialética do Brasil no espetáculo Brasileirinho de Maria Bethânia: performance, memória e cultura afro-brasileirapt_BR
dc.title.alternativeThe dialectic of Brazil in Maria Bethânia's show Brasileirinho: performance, memory and afro-brazilian culturept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Gerson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315543987857344pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Christiane Pitanga Serafim da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4111459742234847pt_BR
dc.contributor.referee2Maia, Marta Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0835514288021636pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1656645989028920pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa, fundamentado nos Estudos Culturais (WILLIANS, 2011; HALL, 2003, 2016) e na Análise Cultural, olha para o Brasil de agora com as lentes do espetáculo Brasileirinho (2004), apresentado pela intérprete Maria Bethânia. Os conceitos de performance, memória e cultura afro-brasileira atravessam a análise, que se desdobra em capítulos que mobilizam o tempo espiralar (MARTINS, 2021). Neste sentido, a performance opera como um modo de inscrição de discursos que ultrapassam o momento de sua enunciação: o acontecimento performático não se esgota em sua ocorrência temporal, pois convoca repertórios de significados que são continuamente retomados, reelaborados e reinscritos em novos contextos, permanecendo como camadas interpretativas que interpelam o presente. O trabalho revisita, tomando como referência performances do show, fatos históricos, como: a escravização e a existência do racismo estrutural; os sincretismos a que foi submetida a cultura afro-brasileira para a manutenção de sua fé e de suas tradições; a compreensão da importância da natureza para um processo de reencantamento do país que desejamos. A pesquisa conclui que Brasileirinho é memória em movimento, anelando tempos distintos por meio de performances que discutem questões brasileiras contemporâneas, problemáticas que orbitam no Brasil de 2004 e, também, no Brasil de hoje.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.441pt_BR
dc.orcid.putcode200648459-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DialeticaBrasilEspetaculo.pdfDissertação5.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons