Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47927
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Tainá Parreira-
dc.date.accessioned2025-12-22T14:12:23Z-
dc.date.available2025-12-22T14:12:23Z-
dc.date.issued2025-12-16-
dc.identifier.citationCOSTA, Tainá Parreira. O vácuo na representação social do autismo. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47927-
dc.description.abstractThis theoretical essay aimed to analyze the social representation of autism in the scientific literature of the field of Social Representations Theory and in the mass media.The work initially traces the history of autism from the first descriptions by Kanner and Asperger, its subsequent inclusion in Diagnostic Manuals as "Childhood Autism" (DSM-III), to its unification as Autism Spectrum Disorder (ASD) in the DSM-5 and ICD-11. It then presents Serge Moscovici's Theory of Social Representations and the concepts of objectification and anchoring. The main function of social representations is to make the unfamiliar familiar. The analysis of the social representation of autism reveals strong ambiguity and uncertainty in common sense. Therefore, the Representational Vacuum hypothesis, suggested by Wachelke (2005), is used as a way to explain this persistent difficulty in anchoring autism in a clear and consensual manner, due to the multiplicity of conflicting theories about the object and scope of the diagnosis. It is pointed out that the media seem to reinforce this ambivalence, alternating between conceptions that simultaneously link autism to threat and to narratives of overcoming. On the other hand, groups linked to the autistic cause seek to promote the notion of Neurodiversity and build a Social Representation of autism that is far removed from negative and prejudiced conceptions.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectRepresentação Socialpt_BR
dc.subjectMeios de comunicação socialpt_BR
dc.subjectVácuo representacionalpt_BR
dc.subjectSocial Representationpt_BR
dc.subjectRepresentational Vacuumpt_BR
dc.subjectMass media.pt_BR
dc.titleO vácuo na representação social do autismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Wachelke, João Fernando Rech-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3949641174605281pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Yara Magalhães dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9238017578078410pt_BR
dc.contributor.referee2Calixto, Raianne Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4693222588785076pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5475225109097989pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente Ensaio Teórico teve como objetivo analisar a Representação Social do Autismo na literatura científica da área da Teoria das Representações Sociais e nos meios de comunicação social. O trabalho em um primeiro momento, traça a história do autismo desde as primeiras descrições por Kanner e Asperger, a posterior inclusão nos Manuais Diagnósticos como "Autismo Infantil" (DSM-III), até a unificação no Transtorno do Espectro Autista (TEA) no DSM-5 e CID-11. Em seguida, apresenta a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, e os conceitos de objetivação e ancoragem. A principal função das Representações Sociais é tornar o não-familiar, familiar Na análise da Representação Social do Autismo, é apontada uma forte ambiguidade e incerteza no senso comum. Com isso, é utilizada a hipótese do Vácuo Representacional, sugerida por Wachelke (2005), como forma de explicar essa dificuldade persistente em ancorar o autismo de forma clara e consensual, devido à multiplicidade de teorias conflitantes sobre o objeto e a abrangência do diagnóstico. É pontuado que os meios de comunicação parecem reforçar essa ambivalência, ao alternarem entre concepções que ligam simultaneamente o autismo à ameaça e à narrativas de superação. Por outro lado, grupos ligados à causa autista buscam promover a noção de Neurodiversidade e construir uma Representação Social do autismo afastada de concepções negativas e preconceituosas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode200562954-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VácuoRepresentaçãoSocial.pdfTrabalho de Conclusão de Curso226.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons