Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMota, Flávio Henrique Romualdo-
dc.date.accessioned2025-12-19T13:36:50Z-
dc.date.available2025-12-19T13:36:50Z-
dc.date.issued2025-11-21-
dc.identifier.citationMOTA, Flávio Henrique Romualdo. A estética da embalagem faz sempre a diferença? Um estudo acerca da percepção dos jovens uberlandenses sobre as embalagens de preservativos. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47908-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInfecção sexualmente transmissívelpt_BR
dc.subjectSexually transmitted infectionpt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectEmbalagempt_BR
dc.subjectPackagingpt_BR
dc.subjectPreservativospt_BR
dc.subjectCondomspt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectYoungspt_BR
dc.titleA estética da embalagem faz sempre a diferença? Um estudo acerca da percepção dos jovens uberlandenses sobre as embalagens de preservativospt_BR
dc.title.alternativeDoes the aesthetics of the packaging always make a difference? A study on the perception of young people from Uberlândia regarding condom packagingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo, Renata Rodrigues Daher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Andrea Costa Van Herk-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5429960737925655pt_BR
dc.contributor.referee2Guerreiro, Rafael Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440523978429875pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a percepção dos jovens uberlandenses sobre as embalagens de preservativos. O uso do preservativo é reconhecido como uma das formas mais eficazes de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), especialmente entre jovens, grupo mais vulnerável a essas infecções. Além disso, sua embalagem pode atuar como um instrumento estratégico para incentivar seu consumo, ao transmitir confiança, facilitar o acesso à informação e reduzir o constrangimento no ponto de venda ou retirada. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos jovens uberlandenses sobre as embalagens de preservativos. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, com caráter descritivo, e foi conduzida por meio de um questionário estruturado, aplicado digitalmente, a uma amostra de 220 jovens residentes em Uberlândia - MG, com idades entre 18 e 29 anos. O instrumento foi construído a partir de referenciais teóricos de estudos sobre comportamento preventivo e percepção sobre embalagens. A análise dos dados foi feita com base em estatística descritiva, considerando variáveis demográficas, padrões de consumo e percepção dos elementos visuais e informacionais presentes nas embalagens. Os resultados revelaram que os aspectos mais valorizados pelos jovens nas embalagens de preservativos são as informações claras sobre proteção, certificações de qualidade e instruções de uso; enquanto atributos estéticos, como cores chamativas ou design moderno, tiveram menor relevância. Além disso, 60,5% dos participantes afirmaram que se sentiriam mais seguros caso houvesse mais conteúdo educativo nas embalagens, demonstrando a importância da comunicação clara e acessível no estímulo à adoção do preservativo. A embalagem, nesse contexto, deixa de ser apenas uma ferramenta de comunicação com base na estética e passa a ser compreendida como um recurso informativo e de apoio à saúde pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.orcid.putcode200342807-
Appears in Collections:TCC - Administração (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EsteticaEmbalagemSempre (1).pdf593.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons