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dc.creatorVidotti, Júlia Helena-
dc.date.accessioned2025-12-11T13:35:01Z-
dc.date.available2025-12-11T13:35:01Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.citationVIDOTTI, Júlia Helena. Objetificação da estética de resistência: uma análise crítica da produção jornalística da Revista Vogue na representação do movimento punk. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47834-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectPunkpt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectRevista Voguept_BR
dc.subjectJornalismo culturalpt_BR
dc.titleObjetificação da estética de resistência: uma análise crítica da produção jornalística da Revista Vogue na representação do movimento punk.pt_BR
dc.title.alternativeObjectification of the aesthetics of resistance: a critical analysis of the journalistic production of Vogue magazine in the representation of the punk movementpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Gerson de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315543987857344pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rafael Cordeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797656459749176pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Belarmino Cesar Guimarães da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2905636821754183pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia, intitulada "A Objetificação da Estética de Resistência: Uma Análise Crítica da Produção Jornalística da Revista Vogue na Representação do Movimento Punk", explora a representação do movimento punk na revista Vogue e como este se transforma em um produto consumível pela indústria cultural. O punk, que emergiu como um símbolo de resistência e contestação social, sofreu uma domesticação e despolitização ao ser apropriado pela alta moda. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, com base na Teoria Crítica, especialmente as contribuições de Theodor Adorno e Max Horkheimer, para analisar como a indústria cultural esvazia o significado subversivo do punk e o submete a um produto de luxo e a uma estética desejável. A análise documental envolve a seleção de artigos da Vogue publicados entre a década de 1990 e meados de 2010, que abordam a estética punk. Os resultados revelam contradições significativas na representação do punk, destacando a ambivalência entre reconhecimento de suas origens políticas e sua estetização superficial. A pesquisa conclui que a mídia de moda desempenha um papel crucial na transformação de movimentos culturais, evidenciando como a resistência pode ser cooptada pelo capitalismo, convertendo ideais políticos em tendências de mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration85pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

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