Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilveira, Matheus Carvalho Carrijo-
dc.date.accessioned2025-12-05T16:16:01Z-
dc.date.available2025-12-05T16:16:01Z-
dc.date.issued2025-09-24-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Matheus Carvalho Carrijo. O conceito de mediação em pesquisas no campo da Educação Matemática. 2025. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matematica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47801-
dc.description.abstractThis study was motivated by the question "How has the concept of mediation, from Vygotsky's perspective, contributed to research in Mathematics Education?" and aimed to analyze the contributions of the concept of mediation, from Vygotsky's perspective, to research in Mathematics Education from 2019 to 2023. A qualitative, explanatory-descriptive approach was adopted, and the research is configured as bibliographic, assuming as methodology a systematic literature review, through searches in the CAPES Theses and Dissertations Database from 2019 to 2023. Among the results, we noticed that some works found use the term mediation in their arguments in the lexicographic sense, the one that is equivalent to intervention, and, in general, the term is used in the sense that approaches common sense, which is that of the dictionary. This meaning refers to the word's origin in Latin, mediatio, which refers to the act of intervening or placing oneself between two parties, and is related to the Latin root medius, meaning "in the middle" or "between two." In this study, we do not exclude this meaning but rather propose the perspective of Vygotsky's Historical-Cultural Theory, which expands on it. We hope to contribute to investigations on how the concept of mediation has been used in Mathematics Education research and how it differs from and/or approaches the concept grounded in Historical-Cultural Theory. We also propose reflections and provocations on how the term can contribute to Mathematics Education when treated from Vygotsky's perspective, considering the concept's depth in theory.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.titleO conceito de mediação em pesquisas no campo da Educação Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe concept of mediation in research in the field of Mathematics Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Érika Maria Chioca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024613652139150pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665138980380724pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo foi motivado pela pergunta “Como o conceito de mediação, na perspectiva de Vigotski, tem contribuído para as pesquisas em Educação Matemática?” e teve como objetivo analisar as contribuições do conceito de mediação, na perspectiva de Vigotski, nas pesquisas em Educação Matemática de 2019 a 2023. Adotou-se uma abordagem qualitativa, natureza explicativa-descritiva e a pesquisa se configura como bibliográfica, assumindo como metodologia a revisão sistemática de literatura, por meio de buscas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES no período de 2019 a 2023. Entre os resultados, percebemos que alguns trabalhos encontrados utilizam o termo mediação em suas argumentações no sentido lexicográfico, aquele que é equivalente à intervenção e, em geral, o termo é usado no sentido que se aproxima ao senso comum, que é aquele do dicionário. Esse sentido remete à origem da palavra no latim, mediatio, que diz respeito à ação de intervir ou colocar-se entre duas partes, que está relacionada à raiz latina medius, que significa “no meio” ou “entre dois”. Neste estudo, não excluímos este significado, mas propomos a visão da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, que o expande. Espera-se contribuir com investigações sobre como o conceito de mediação tem sido utilizado nas pesquisas em Educação Matemática e como ele se distancia e/ou se aproxima do conceito fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, além de propor reflexões e provocações de como o termo pode contribuir com a Educação Matemática quando tratada na perspectiva de Vigotski, considerando a profundidade do conceito na teoria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration129pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode198897844-
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConceitoMediaçãoPesquisas.pdf1.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.