Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47788
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMelo, Rafael Alves-
dc.date.accessioned2025-12-02T14:46:28Z-
dc.date.available2025-12-02T14:46:28Z-
dc.date.issued2025-09-18-
dc.identifier.citationMELO, Rafael Alves. A prática do rapel na formação inicial em Educação Física: relato de experiência sobre a disciplina Esportes Complementares. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47788-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectCultura corporal de movimentopt_BR
dc.subjectPrática do Rapelpt_BR
dc.titleA prática do rapel na formação inicial em Educação Física: relato de experiência sobre a disciplina Esportes Complementarespt_BR
dc.title.alternativeThe practice of rappelling in initial Physical Education training: an experience report on the Complementary Sports disciplinept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Vagner Matias do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401466231790767pt_BR
dc.contributor.referee1Teodoro, Bruno Gonzaga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742489230149711pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Sonia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda experiências vivenciadas na prática do rapel durante um curso inicial de formação de professores. Tem como objetivo refletir sobre a prática do Rapel durante a formação inicial em Educação Física e apresentar a modalidade como possibilidade de conteúdo para a Educação Física Escolar. Utilizou-se o método de relato de experiência com abordagem qualitativa, baseado na vivência de aulas práticas durante o curso da disciplina optativa Esportes Complementares a partir de uma reflexão crítica. A experiência mostrou-se eficaz na promoção do desenvolvimento de habilidades corporais, autoconfiança e senso de segurança dos estudantes de graduação, além de estimular o pensamento crítico sobre as possibilidades de inserção do esporte no currículo escolar. Além disso, a experiência fomentou a autonomia, a coragem e o sentimento de pertencimento dos/as estudantes diante os desafios emocionais e físicos, contribuindo para o desenvolvimento de uma corporal de movimento mais ampla e inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode198613323-
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PráticaRapelFormação.pdf756.61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons