Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47698
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBorges, Jonathan Martins-
dc.date.accessioned2025-11-17T16:32:00Z-
dc.date.available2025-11-17T16:32:00Z-
dc.date.issued2025-10-03-
dc.identifier.citationBORGES, Jonathan Martins. Desenvolvimento e avaliação de chatbot pedagógico open source com RAG para educação online. 2025. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47698-
dc.description.abstractThis paper details a comprehensive methodology for the development and evaluation of a pedagogical chatbot for educational platforms, prioritizing accessibility and reproducibility with open-source tools. The process began with the construction of a detailed dataset from the CS50 course, employing web scraping and text processing techniques to structure the knowledge base. Based on this dataset, rich and diverse synthetic Question-Answer (QA) data were generated, formulated according to the cognitive levels of Bloom's Taxonomy. The quality of this data was rigorously evaluated using automated metrics from the RAGAS framework, such as Faithfulness, Question Quality (via Simple Criteria Score), and Response Relevancy. This approach was complemented by human supervision, and the subsequent analysis revealed moderate, yet statistically significant, correlations between the automated metrics and human assessments, thereby validating the utility of RAGAS. The next stage consisted of evaluating the pedagogical chatbot, implemented with the OpenWebUI software and powered by the CS50 knowledge base. A comparison was made between the Gemini-2.0-Flash (proprietary) and GPT-OSS-20B (open-weight) models in response generation. The results indicated no statistically significant difference in the Factual Correctness metric between the proprietary and the open-weight models. This finding reinforces the technical viability of open-source solutions for providing factually correct pedagogical support, mitigating costs and promoting a more inclusive and equitable educational landscape.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectInteligência artificial na educaçãopt_BR
dc.subjectArtificial Intelligence in educationpt_BR
dc.subjectLLMspt_BR
dc.subjectChatbots pedagógicospt_BR
dc.subjectPedagogical chatbotspt_BR
dc.subjectRAGpt_BR
dc.subjectOpen sourcept_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de chatbot pedagógico open source com RAG para educação onlinept_BR
dc.title.alternativeDevelopment and evaluation of an open source pedagogical chatbot with RAG for online educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Rafael Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Fabíola Souza Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2320001731969968pt_BR
dc.contributor.referee2Escarpinati, Mauricio Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5939941255055989pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho detalha uma metodologia abrangente para o desenvolvimento e avaliação de um chatbot pedagógico em plataformas educacionais, priorizando a acessibilidade e reprodutibilidade com ferramentas open source. O processo iniciou-se com a construção de um dataset detalhado do curso CS50, empregando técnicas de web scraping e processamento de texto para estruturar a base de conhecimento. Com base neste dataset, geraram-se dados sintéticos de Perguntas e Respostas (QA) ricos e diversificados, formulados segundo os níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom. A qualidade destes dados foi rigorosamente avaliada por meio de métricas automáticas do framework RAGAS, tais como Faithfulness, Question Quality (via Simple Criteria Score) e Response Relevancy. Esta abordagem foi complementada por supervisão humana, e a análise subsequente revelou correlações moderadas, mas estatisticamente significativas, entre as métricas automáticas e as avaliações humanas, validando a utilidade do RAGAS. A etapa seguinte consistiu na avaliação do chatbot pedagógico, implementado com o software OpenWebUI e alimentado pela base de conhecimento do CS50. Compararam-se os modelos Gemini-2.0-Flash (proprietário) e GPT-OSS-20B (open-weight) na geração de respostas. Os resultados não apontaram diferença estatisticamente significativa na métrica Factual Correctness entre o modelo proprietário e o open-weight. Este achado reforça a viabilidade técnica de soluções open source para fornecer suporte pedagógico factualmente correto, mitigando custos e promovendo um cenário educacional mais inclusivo e equitativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration96pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode197240294-
Aparece en las colecciones:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesenvolvimentoAvaliacaoChatbot.pdf4.8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons