Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDias, Vitória Carolayne Nunes Tosta-
dc.date.accessioned2025-11-11T12:33:55Z-
dc.date.available2025-11-11T12:33:55Z-
dc.date.issued2025-09-22-
dc.identifier.citationDIAS, Vitória Carolayne Nunes Tosta. Um olhar sobre a MPB: um estudo sobre percepções e acesso de ouvintes. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47635-
dc.description.abstractThe study analyzes how Brazilian Popular Music (MPB) is perceived, consumed, and valued by listeners without formal musical training. The research, which involves historical review, theoretical reflection, and data collection, discusses the emergence of MPB in the 1960s, its paradoxes, and its association with an intellectualized audience, identifying processes of eliti-zation and barriers to access. The data collection stage, conducted through a questionnaire with twenty participants, revealed that although MPB holds great symbolic and cultural value, its presence in everyday life is limited—especially among young people and outside major urban centers. It is concluded that MPB is a cultural field in constant transformation, facing challenges to broaden its reach and connect with new audiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMPBpt_BR
dc.subjectMúsica Popular Brasileirapt_BR
dc.subjectBrazilian Popular Musicpt_BR
dc.subjectConsumo Musicalpt_BR
dc.subjectMusical Consumptionpt_BR
dc.titleUm olhar sobre a MPB: um estudo sobre percepções e acesso de ouvintespt_BR
dc.title.alternativeAn overview of MPB: a study on listeners’ perceptions and accessibilitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lovisi, Daniel Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848010986635847pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee2Baia, Silvano Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/616075422622724pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho analisa como a Música Popular Brasileira (MPB) é percebida, consumida e valori-zada por ouvintes sem formação musical formal. A pesquisa, que envolve revisão histórica, reflexão teórica e levantamento de dados, aborda o surgimento da MPB nos anos 1960, seus paradoxos e a associação a um público intelectualizado, identificando processos de elitização e barreiras de acesso. A etapa de levantamento de dados, realizada por meio da aplicação de um questionário com vinte participantes, mostrou que, embora a MPB tenha grande valor simbóli-co e cultural, sua presença no cotidiano é limitada, especialmente entre jovens e fora dos gran-des centros urbanos. Conclui-se que a MPB é um campo cultural em constante transformação, que enfrenta desafios para ampliar seu alcance e se aproximar de novos públicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAISpt_BR
dc.orcid.putcode196690901-
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OlharSobreMPB.pdfTCC3.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.