Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47608
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Josué Mendes-
dc.date.accessioned2025-11-07T13:07:53Z-
dc.date.available2025-11-07T13:07:53Z-
dc.date.issued2025-08-26-
dc.identifier.citationALVES, Josué Mendes. Ensino de História e Jogos de Tabuleiro Antigos: possibilidades metodológicas. 2025. 188f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.568pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47608-
dc.description.abstractThis dissertation aims to theoretically identify one of the many possibilities for teachers' teaching and learning practices regarding the use of board games, presenting the practice of ancient games in History classes. Some of the issues that will be raised here relate to expanding the possibilities for approaching the use of games in the field of Human Sciences and their Technologies, through research that uses descriptive and deductive methodology, fundamentally based on a literature review and reflective investigation of teachers' practical experience regarding the possibilities of teaching History through Ancient Board Games. One of the objectives is to correctly identify one of the possible pre-procedures for motivating and engaging high school students in the process of constructing their historical knowledge and perception of cultural alterities. Thus, the outcome of this research investigation is to propose a methodology for the use of ancient board games as possible documents for understanding peoples and societies in Antiquity. The topic of ancient board games and History Teaching may point to directions not yet addressed in research, offering an alternative to playful practices, countering the current trend toward game design and gamification, and introducing a more dynamic work option for teachers and students who wish to use games and learn History through the material culture already produced by ancient societies. The purpose of this work is to begin investigating how to reframe the use of games in the classroom, without requiring a complex didactic purpose in History, reflecting primarily on breaking down the barrier that separates the use of games in everyday spaces from the use of educational games, limited to the school, emphasizing the importance of student and educator leadership in proposing work with ancient artifacts.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHistória Antigapt_BR
dc.subjectAncient Historypt_BR
dc.subjectJogos de Tabuleiro Antigospt_BR
dc.subjectAncient Board Gamespt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.subjectPopular Culturept_BR
dc.subjectArtefatos culturaispt_BR
dc.subjectCultural Artifactspt_BR
dc.subjectAlteridade Culturalpt_BR
dc.subjectCultural Othernesspt_BR
dc.titleEnsino de História e Jogos de Tabuleiro Antigos: possibilidades metodológicaspt_BR
dc.title.alternativeHistory Teaching and Ancient Board Games: Methodological Possibilitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Luz, Guilherme Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353039068392210pt_BR
dc.contributor.referee1Funari, Pedro Paulo Abreu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4675987454835364pt_BR
dc.contributor.referee2Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0572715876325196pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação visa identificar teoricamente uma das muitas possibilidades das práticas de ensino-aprendizagem dos professores, no que se refere à utilização de jogos de tabuleiro, apresentando a prática de jogos da Antiguidade nas aulas de História. Algumas das problematizações que serão levantadas aqui são as referentes a ampliação das possibilidades de abordagem para o uso dos jogos na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, por meio de pesquisa que utiliza metodologia descritiva e dedutiva, baseada fundamentalmente em revisão bibliográfica e na investigação reflexiva sobre a experiência prática do professor sobre as possibilidades de ensinar História através de Jogos de Tabuleiro Antigos. Um dos objetivos é identificar corretamente um dos possíveis procedimentos prévios para motivar e engajar estudantes do Ensino Médio no processo de construção de seu conhecimento histórico e percepção das alteridades culturais. Assim, o fruto das investigações nesta pesquisa é propor uma metodologia relativa ao uso dos jogos de tabuleiro da Antiguidade como documentos possíveis para a compreensão dos povos e das sociedades na Antiguidade. O tema jogos de tabuleiro antigos e Ensino de História pode apontar direções que ainda não foram abordadas nas pesquisas, ao oferecer uma alternativa às práticas envolvendo o lúdico, contrapondo à tendência autoral atual baseada no design de jogos e gamificação, e inserindo uma opção mais dinâmica de trabalho aos professores e estudantes que desejam utilizar jogos e aprender História através da cultura material já produzida pelas sociedades antigas. O propósito deste trabalho é começar a investigar como ressignificar o uso de jogos em aula, sem obrigatoriedade de uma finalidade didática complexa em História, refletindo principalmente sobre romper a barreira que separa o uso do jogo nos espaços cotidianos do uso dos jogos educativos, circunscritos à escola, enfatizando a importância do protagonismo do estudante e do educador ao propor o trabalho com artefatos da Antiguidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
dc.sizeorduration227pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.568pt_BR
dc.orcid.putcode196373775-
dc.crossref.doibatchide0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoHistóriaJogos_Josué_Mendes_Alves_2025.pdfDissertação5.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons