Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47585
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorWanderley, Júlia Cavalcanti-
dc.date.accessioned2025-11-06T12:41:36Z-
dc.date.available2025-11-06T12:41:36Z-
dc.date.issued2025-09-12-
dc.identifier.citationWANDERLEY, Júlia Cavalcanti. Tomade de decisão financeira dos jovens sob a ótica da triade: planejamento, equilíbrio e independência financeira. 2025. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47585-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectEquilíbrio financeiropt_BR
dc.subjectIndependência Financeirapt_BR
dc.subjectPlanejamento financeiropt_BR
dc.titleTomada de decisão financeira dos jovens sob a ótica da triade: planejamento, equilíbrio e independência financeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira Neto, Odilon José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512075757728108pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Josilene da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9420602803639963pt_BR
dc.contributor.referee2Muntaser, João Gonçalves Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9552623520597327pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5959578764667569pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo analisar as decisões financeiras dos jovens sob a perspectiva da tríade planejamento, equilíbrio e independência financeira, além de verificar diferenças na tomada de decisão quando comparados os níveis de escolaridade. Para tanto, realizou-se um estudo quantitativo e descritivo com foco no público jovem do município de Ituiutaba-MG. O instrumento de coleta foi construído a partir de questionários aplicados em pesquisas recentes sobre a temática, com confiabilidade aferida pelo alfa de Cronbach. O questionário dividiu-se em blocos que abordaram perfil sociodemográfico e a tríade proposta. A análise estatística contemplou frequências absolutas e relativas, medidas de tendência central, dispersão, normalidade da distribuição, correlação entre variáveis de decisão financeira e escolaridade, além de testes de hipóteses sobre a associação entre nível de escolaridade e tomada de decisão financeira. Os resultados apontaram que a escolaridade se associa diretamente aos três elementos da tríade, impactando as decisões financeiras. Além disso, a forte correlação positiva entre decisão financeira e os elementos da tríade sugere que planejamento, equilíbrio e independência são dimensões integradas e interdependentes. O estudo contribui ao fornecer evidências empíricas sobre a realidade financeira de jovens em uma localidade específica, podendo orientar ações de instituições de ensino, órgãos públicos e demais atores sociais para o fortalecimento da alfabetização financeira e a promoção da autonomia nas decisões financeiras desse público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration15pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsartigos publicados em revistas científicas cujo contrato firmado com os autores apresente cláusula que impeça a disponibilização daqueles em repositórios de livre acessopt_BR
dc.orcid.putcode196279233-
dc.description.embargo2027-09-12pt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TomadaDecisãoFinanceira.pdf
  Hasta 2027-09-12
Trabalho de conclusão de curso da aluna Júlia Cavalcanti Wanderley606.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons