Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeite, Tárick Lorran Batista-
dc.date.accessioned2025-10-31T19:18:35Z-
dc.date.available2025-10-31T19:18:35Z-
dc.date.issued2025-09-29-
dc.identifier.citationLEITE, Tárick Lorran Batista. Sistema de apoio administrativo com agentes inteligentes para resolução de dúvidas sobre estágio. 2025. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47547-
dc.description.abstractThis work aims to develop a system based on Artificial Intelligence Agents to assist the Internship Coordination in handling and resolving students’ inquiries related to supervised internship processes. To achieve this, a RAG system was implemented with the Qdrant vector database, enabling the storage and retrieval of documents such as regulations, laws, and guidelines. The agente architecture was designed to allow the registration of managers, agents, and tools, organizing and separating their specific functionalities. The solution was structured so that, upon receiving a user’s question, the agent accesses the database, retrieves relevant information, and provides a response through a chat system integrated with the Microsoft Bot Framework. Some limitations encountered included the dependence on the quality of the indexed documents and difficulties related to the automatic reformulation of questions. The results indicate that the system was able to provide clear and adequate answers with satisfactory performance, confirming the great potential for applying systems similar to the one proposed in this work.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectAgentes de Inteligência Artificialpt_BR
dc.subjectRetrieval-Augmented Generationpt_BR
dc.subjectQdrantpt_BR
dc.subjectCoordenação de Estágiopt_BR
dc.subjectMicrosoft Bot Frameworkpt_BR
dc.subjectArtificial Intelligence Agentspt_BR
dc.subjectRetrieval-Augmented Generationpt_BR
dc.subjectQdrantpt_BR
dc.subjectInternship Coordinationpt_BR
dc.subjectMicrosoft Bot Frameworkpt_BR
dc.titleSistema de apoio administrativo com agentes inteligentes para resolução de dúvidas sobre estágiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sobreira, Victor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700725894195047pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Adriano Mendonça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9672436935373713pt_BR
dc.contributor.referee2Natal, Igor da Penha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4275771362524151pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema baseado em Agentes de Inteligência Artificial para auxiliar a Coordenação de Estágio no atendimento e na resolução de dúvidas dos estudantes relacionadas aos processos de estágio supervisionado. Para isso, foi implementado um sistema Retrieval-Augmented Generation (RAG) com a base de dados vetorial Qdrant, permitindo o armazenamento e a consulta de documentos como normas, leis e regulamentos. A arquitetura de agentes foi projetada de modo a possibilitar o cadastro de gerentes, agentes e ferramentas, organizando e separando suas funcionalidades específicas. A solução foi estruturada para que, ao receber uma pergunta do usuário, o agente acesse a base de dados, recupere informações relevantes e apresente a resposta por meio de um sistema de chat integrado ao Microsoft Bot Framework. Algumas das limitações encontradas envolveram: a dependência da qualidade dos documentos indexados e a dificuldades relacionadas à reformulação automática de perguntas. Os resultados indicam que o sistema foi capaz de fornecer respostas adequadas e claras, com desempenho satisfatório, confirmando que há grande potencial de aplicação de sistemas similares ao proposto neste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration67pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SistemaApoioAdministrativo.pdfTCC2.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons