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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47523Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Loriana Baia | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T17:42:22Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-28T17:42:22Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-26 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Loriana Baia. A presença do Bildungsroman nas obras de Lygia Bojunga: o processo de amadurecimento em Seis vezes Lucas e A bolsa amarela. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47523 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Literatura juvenil brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
| dc.subject | Bildungsroman femenino | pt_BR |
| dc.subject | Bildungsroman masculino | pt_BR |
| dc.subject | Literatura juvenil brasileña | pt_BR |
| dc.subject | Relaciones de género | pt_BR |
| dc.title | A presença do Bildungsroman nas obras de Lygia Bojunga: o processo de amadurecimento em Seis vezes Lucas e A bolsa amarela | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barth, Pedro Afonso Barth | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4280905518699574 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Borges, Lilliân Alves | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6954693620758006 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Vitório, Gabriela Schwartz | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2949720011022535 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6354686771751374 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | As obras Seis vezes Lucas (2014) e A bolsa amarela (2011), ambas de autoria de Lygia Bojunga, podem ser observadas como jornadas de formação, ou obras que dialogam e reformulam o Bildungsroman. Cada protagonista vivencia a jornada de amadurecimento de uma maneira distinta, uma vez que há personagens de diferentes gêneros: Lucas, de Seis vezes Lucas, é um menino, enquanto Raquel, de A bolsa amarela, é uma menina. Esses protagonistas são atravessados por uma série de conflitos que estão ligados aos seus gêneros. Raquel deseja ter nascido menino, por acreditar que os meninos possuem maior liberdade, e Lucas é silenciado pelo pai para não demonstrar medo e ser mais “machão”. Desse modo, o artigo se propõe a analisar como Lygia Bojunga aborda os diferentes gêneros no âmbito do Bildungsroman (romance de formação). O artigo se justifica por explorar um caminho ainda pouco abordado, na literatura acadêmica, ao analisar essas obras em relação ao romance de formação sob a perspectiva da questão de gênero. A metodologia utilizada foi bibliográfica, com abordagem qualitativa. Observa-se que a autora questiona as construções sociais impostas aos diferentes gêneros ao construir personagens que não se enquadram nos estereótipos e que, aos poucos, se libertam das amarras que lhes foram impostas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 195468248 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| APresençaDoBildungsroman.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 963.56 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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