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dc.creatorSousa, Loriana Baia-
dc.date.accessioned2025-10-28T17:42:22Z-
dc.date.available2025-10-28T17:42:22Z-
dc.date.issued2025-09-26-
dc.identifier.citationSOUSA, Loriana Baia. A presença do Bildungsroman nas obras de Lygia Bojunga: o processo de amadurecimento em Seis vezes Lucas e A bolsa amarela. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47523-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLiteratura juvenil brasileirapt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectBildungsroman femeninopt_BR
dc.subjectBildungsroman masculinopt_BR
dc.subjectLiteratura juvenil brasileñapt_BR
dc.subjectRelaciones de géneropt_BR
dc.titleA presença do Bildungsroman nas obras de Lygia Bojunga: o processo de amadurecimento em Seis vezes Lucas e A bolsa amarelapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barth, Pedro Afonso Barth-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280905518699574pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Lilliân Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6954693620758006pt_BR
dc.contributor.referee2Vitório, Gabriela Schwartz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2949720011022535pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6354686771751374pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs obras Seis vezes Lucas (2014) e A bolsa amarela (2011), ambas de autoria de Lygia Bojunga, podem ser observadas como jornadas de formação, ou obras que dialogam e reformulam o Bildungsroman. Cada protagonista vivencia a jornada de amadurecimento de uma maneira distinta, uma vez que há personagens de diferentes gêneros: Lucas, de Seis vezes Lucas, é um menino, enquanto Raquel, de A bolsa amarela, é uma menina. Esses protagonistas são atravessados por uma série de conflitos que estão ligados aos seus gêneros. Raquel deseja ter nascido menino, por acreditar que os meninos possuem maior liberdade, e Lucas é silenciado pelo pai para não demonstrar medo e ser mais “machão”. Desse modo, o artigo se propõe a analisar como Lygia Bojunga aborda os diferentes gêneros no âmbito do Bildungsroman (romance de formação). O artigo se justifica por explorar um caminho ainda pouco abordado, na literatura acadêmica, ao analisar essas obras em relação ao romance de formação sob a perspectiva da questão de gênero. A metodologia utilizada foi bibliográfica, com abordagem qualitativa. Observa-se que a autora questiona as construções sociais impostas aos diferentes gêneros ao construir personagens que não se enquadram nos estereótipos e que, aos poucos, se libertam das amarras que lhes foram impostas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Português e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode195468248-
Appears in Collections:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

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