Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47498Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Vital, Isabella Azevedo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-24T13:51:28Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-24T13:51:28Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-02 | - |
| dc.identifier.citation | VITAL, Isabella Azevedo. Perfil das Vítimas de Acidentes de Trânsito Atendidos em uma Unidade de Urgência e Emergência. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47498 | - |
| dc.description.abstract | Objective: Outline the sociodemographic and clinical profile of traffic accident victims treated at the emergency department of a university hospital. Methods: This is a prospective, exploratory, and quantitative study conducted between June and December 2024 with 173 participants over 18 years of age of both sexes. Data were collected through interviews and medical record analysis and descriptively analyzed using SPSS Statistics version 26.0®. Results: There was a predominance of males (n = 136; 78.6%), between 18 and 25 years old (n = 48; 27.7%), non-white (n = 130; 75.1%), with incomplete primary education (n = 53; 30.6%) or completed secondary education (n = 53; 30.6%) and employed in service and sales occupations (n = 91; 52.6%). Most accidents involved cars (n = 99; 57.2%) and motorcycles (n = 59; 34.1%), with legs fractures being the most prevalent injuries (n = 122; 70.5%). Moderate to severe trauma predominated (n = 139; 80.3%), requiring drug treatment (n = 173; 100%), surgical procedures (n = 101; 58.4%) and immobilizations (n = 33; 19.1%). Conclusion: Understanding the profile of these victims is essential to support prevention strategies, road safety public policies, and improvements in hospital care and rehabilitation. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Perfil de saúde | pt_BR |
| dc.subject | Acidentes de trânsito | pt_BR |
| dc.subject | Serviço hospitalar de emergência | pt_BR |
| dc.subject | Saúde humana | pt_BR |
| dc.subject | Vigilância em saúde pública | pt_BR |
| dc.title | Perfil das Vítimas de Acidentes de Trânsito Atendidos em uma Unidade de Urgência e Emergência | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Magnabosco, Patrícia | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3894026888765390 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Figueiredo, Valéria | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2227139061867181 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Palmezoni, Vanessa | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4435142511173825 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Objetivo: Traçar o perfil sociodemográfico e clínico das vítimas de acidentes de trânsito atendidas numa unidade de urgência e emergência de um hospital universitário. Métodos: Pesquisa prospectiva, exploratória e quantitativa realizada entre junho e dezembro de 2024 com 173 participantes maiores de 18 anos de ambos os sexos. Os dados foram obtidos por entrevistas e análise de prontuários, sendo analisados descritivamente pelo SPSS Statistics versão 26.0®. Resultados: Houve predominância do sexo masculino (n = 136; 78,6%), entre 18 e 25 anos (n = 48; 27,7%), não brancos (n = 130; 75,1%), escolaridade abaixo do ensino médio incompleto (n = 93; 53,7%), Trabalhadores dos Serviços, Vendedores do Comércio em Lojas e Mercados (n = 91; 52,6%). Os acidentes recorrentes envolveram carros (n = 99; 57,2%) e motocicletas (n = 59; 34,1%) com fraturas nos membros inferiores (n = 122; 70,5%). Prevaleceu trauma moderado a grave (n = 139; 80,3%), sendo necessário tratamento medicamentoso (n = 173; 100%), cirúrgico (n = 101; 58,4%) e imobilizações (n = 33; 19,1%). Conclusão: O conhecimento do perfil dessas vítimas é essencial para subsidiar estratégias de prevenção, políticas públicas de segurança viária e melhorias na assistência hospitalar e reabilitação. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Enfermagem | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 37 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Enfermagem | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PerfilVítimasAcidentes.pdf | TCC | 1.21 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
