Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47472
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-2073-8742
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Vícios e virtudes, de Hélder Macedo: a representação estética do equívoco nas malhas da ironia romântica
Título(s) alternativo(s): Vícios e virtudes, by Hélder Macedo: the aesthetic representation of misreading in the weave of romantic irony
Vicios y virtudes, de Hélder Macedo: la representación estética del equívoco en el tejido de la ironía romántica
Autor(es): Miguel, Renata Albino
Primeiro orientador: Alavarce, Camila da Silva
Primeiro membro da banca: Volubuef, Karin
Segundo membro da banca: Bento, Sérgio Guilherme Cabral
Resumo: O presente trabalho investiga como a ironia romântica – um procedimento estético e filosófico do Romantismo – é retomada no romance contemporâneo Vícios e Virtudes (2002), do escritor contemporâneo português Helder Macedo; analisando como essa narrativa, cujo pensamento criativo norteia-se por uma estética do equívoco, privilegia esta ironia para a construção de um espaço de ambiguidade e autoreflexão no interior do romance. Para tanto, é realizado uma análise acerca da construção de Vícios e Virtudes (2002), especialmente no que se refere ao autornarrador macediano, posicionando-o junto do autor empírico e assumindo o papel de ambos como ironista, tendo em vista a concepção de Richard Rorty (1994). Visto que duzentos anos separam Helder Macedo dos românticos, voltamo-nos às raízes do Romantismo e às rupturas que esse movimento estabeleceu para com o Classicismo, para, por fim, chegarmos à Contemporaneidade, que é onde nosso objeto de estudo se situa, e às relações que esse período tece com os princípios estéticos defendidos pelos românticos. Uma vez que a ironia romântica é pensada teoricamente no Romantismo, investigamos também, brevemente, a construção desta ironia em um romance do séc. XIX, Coração, Cabeça e Estômago (1862), explicitando de que modo esta ironia é utilizada pelos românticos e, após, ressignificada em Vícios e Virtudes (2002). Assim, esta dissertação busca entender como a ironia romântica é retomada e transformada no romance de Macedo e como essa modalidade permite construir um projeto literário que, através de jogos e encenações, rompe com a representação clássica da literatura como imitação do real, assumindo-a como constructo de um artista e instaurando, assim, uma experiência literária que, por ocorrer em um território de ambiguidade e incertezas – e situada na Contemporaneidade – gera uma sensação de esvaziamento de verdades e, por conseguinte, legitima o caráter fictício da arte
Abstract: This dissertation investigates how romantic irony - an aesthetic and philosophical device of Romanticism - is reappropriated in the contemporary novel Vícios e Virtudes (2002), by the portuguese writer Helder Macedo. It examines how this narrative, whose creative thinking is guided by an aesthetics of uncertainty, employs such irony to construct a space of ambiguity and self-reflection within the novel. To this end, the analysis focuses on the figure of the ‘autornarrador’ in Vícios e Virtudes (2002), positioning it alongside the empirical author and considering both as ironists, in accordance with Richard Rorty’s (1994) conception. Given that two centuries separate Helder Macedo from the Romantics writers, the study revisits the roots of Romanticism and its ruptures with Classicism,before turning to the dynamics of the Contemporary period—the temporal setting of our object of study—and the ways in which it engages with Romantic aesthetic principles. Since romantic irony was theoretically formulated during the Romantic period, the dissertation also briefly examines its construction in the nineteenth-century novel Coração, Cabeça e Estômago (1862), highlighting how this irony was employed by Romantic authors and subsequently reinterpreted in Vícios e Virtudes (2002). Ultimately, the research seeks to understand how romantic irony is revived and transformed in Macedo’s work, and how this mode enables the creation of a literary project that, through play and self-staging, breaks with the classical conception of literature as the imitation of reality. Instead, it affirms literature as the construct of an artist, establishing a literary experience rooted in ambiguity and uncertainty—one that, by producing a sense of the erosion of absolute truths, ultimately legitimizes the fictive nature of art.
Palavras-chave: Ironia romântica
Literatura portuguesa contemporânea
Romantismo
Contemporary portuguese literature
Romantic irony
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Literatura portuguesa
Romantismo
Ironia da literatura
Macedo, Helder, 1935- Crítica e interpretação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: MIGUEL, Renata Albino. Vícios e virtudes, de Hélder Macedo: a representação estética do equívoco nas malhas da ironia romântica. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5549.
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5549
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47472
Data de defesa: 26-Fev-2021
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ViciosVirtudesHelder.pdfDissertação52.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons