Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPacheco, Rodrigo Alves-
dc.date.accessioned2025-10-13T15:10:04Z-
dc.date.available2025-10-13T15:10:04Z-
dc.date.issued2025-09-02-
dc.identifier.citationPACHECO, Rodrigo Alves. Terceirização como política pública: um estudo de seus impactos na gestão do DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia/MG. 2025. 116 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.572pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47399-
dc.description.abstractOutsourcing has been widely adopted in Brazilian Public Administration as a management strategy, especially after the 2017 Labor Reform. Associated with the principles of New Public Management (NPM), this practice seeks cost rationalization and efficiency gains by incorporating business logics into the public sector. However, the concrete effects of this policy, particularly at the municipal level, still require evidence-based assessments. This study analyzes outsourcing in the stormwater drainage sector of the Municipal Water and Sewer Department (DMAE) of Uberlândia/MG, comparing the performance of in-house and outsourced teams operating under similar conditions. The research, of quantitative nature, employed objective metrics to assess annual direct costs, average response time, cost per service, and operational efficiency. Results indicate that while outsourcing presents lower direct costs, in-house teams demonstrated superior productivity, financial efficiency, and operational effectiveness. These findings suggest that the mere adoption of outsourcing, although seemingly attractive from a financial perspective, may not represent the best alternative in terms of overall performance. It is concluded that managerial decisions in the public sector should be grounded on concrete data, considering the medium- and long-term impacts on service quality and institutional organization.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectNova Gestão Públicapt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectGestão Municipal.pt_BR
dc.titleTerceirização como Política Pública: Um Estudo de seus Impactos na Gestão do DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia/MGpt_BR
dc.title.alternativeOUTSOURCING AS PUBLIC POLICY: A STUDY OF ITS IMPACTS ON THE MANAGEMENT OF DMAE – MUNICIPAL DEPARTMENT OF WATER AND SEWAGE OF UBERLÂNDIA/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gandolfi, Peterson Elizandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8009321964299536pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1181111177305483pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Wilson Aparecido Costa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7355521451011460pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0609864273314517pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoterceirização tem sido amplamente adotada na Administração Pública brasileira como estratégia de gestão, sobretudo após a Reforma Trabalhista de 2017, em consonância com os princípios da Nova Gestão Pública (New Public Management – NPM). Essa prática busca racionalizar custos e elevar a eficiência, mas seus efeitos concretos, especialmente no âmbito municipal, ainda carecem de avaliações empíricas. Este trabalho analisa a terceirização no setor de drenagem pluvial do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Uberlândia/MG, comparando o desempenho de equipes próprias e terceirizadas em condições operacionais semelhantes. A pesquisa, de natureza quantitativa, utilizou métricas de custo direto anual, tempo médio de atendimento, custo por serviço e eficiência operacional. Os resultados indicam que, embora a terceirização apresente menor custo direto, as equipes próprias alcançaram melhor desempenho em produtividade, eficiência financeira e operacional. Conclui-se que a terceirização, apesar de financeiramente atraente em um primeiro momento, não necessariamente representa a alternativa mais vantajosa, reforçando a importância de decisões gerenciais baseadas em evidências concretas e voltadas à sustentabilidade dos serviços públicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration116pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.572pt_BR
dc.orcid.putcode194183597-
dc.crossref.doibatchide3d661d5-e6fc-4b82-b6b5-e8e50e562664-
dc.subject.odsODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TERCEIRIZAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons