Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47287Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Marcella Basílio de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-03T13:42:57Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-03T13:42:57Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-24 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Marcella Basílio de. Inovação ou importação? A Doutrina do Choque e o Conflito Israel-Palestino. 2025. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47287 | - |
| dc.description.abstract | Grounded in a biblical premise, the Zionist project emerged in the late nineteenth century in Europe with the aim of creating and consolidating a Jewish-majority state in Palestine. To this end, it employed processes of colonization, mechanisms of expulsion, and the systematic use of violence against the Palestinian people — factors that culminated in the outbreak of the Israeli-Palestinian conflict, which, through moments of greater and lesser intensity, has persisted since the first Palestinian uprisings in the 1920s. With the escalation of tensions and the intensification of Israeli offensives, particularly following the global counterterrorism rhetoric of the 2000s, Israel has undertaken renewed efforts to develop military, economic, and symbolic strategies and tactics aimed at securing advantages in the conflict. In this context, the instrumentalization — and, in many cases, the amplification — of crises have become tactics to intensify the Zionist neocolonial project, seeking to achieve the final solution of a purely Jewish state, thereby demonstrating the practical application of Naomi Klein’s Shock Doctrine. Against this backdrop, this study investigates how the Shock Doctrine has been implemented in the Israeli-Palestinian conflict and to what extent this application can be understood as a “shock laboratory” or as an importation of the U.S. model. The research adopts a qualitative, theoretical-documentary, and historical approach, arguing that Israel functions as a true shock laboratory, appropriating neoliberal and military strategies to legitimize and consolidate its colonial project, expanding repressive mechanisms under the justification of counterterrorism. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Doutrina do Choque | pt_BR |
| dc.subject | Shock Doctrine | pt_BR |
| dc.subject | Israel | pt_BR |
| dc.subject | Israel | pt_BR |
| dc.subject | Palestina | pt_BR |
| dc.subject | Palestine | pt_BR |
| dc.subject | Conflito | pt_BR |
| dc.subject | Conflict | pt_BR |
| dc.subject | Capitalismo de Desastre | pt_BR |
| dc.subject | Disaster Capitalism | pt_BR |
| dc.title | Inovação ou Importação? A Doutrina do Choque e o Conflito Israelo-Palestino | pt_BR |
| dc.title.alternative | Innovation or Importation? The Shock Doctrine and the Israeli-Palestinian Conflict | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Henriques, Hugo Rezende | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5214221967828261 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Mendonça, Filipe Almeida do Prado | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0079957717570152 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Finazzi, João Fernando | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6265887466648208 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/6953597054364547 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Baseando-se em uma premissa bíblica, o projeto sionista surgiu no final do século XIX, na Europa, com o propósito de criar e consolidar um Estado de maioria judaica na Palestina. Para isso, utilizou-se contra o povo palestino, processos de colonização, mecanismos de expulsão e uso sistemático de violência — fatores que culminaram na eclosão do conflito israelo-palestino, que entre momentos de maior e menor intensidade, segue em curso desde as primeiras rebeliões palestinas, na década de 1920. Com o agravamento das tensões e a intensificação das ofensivas israelenses, especialmente a partir da retórica global de combate ao terrorismo nos anos 2000, observa-se um renovado esforço de Israel por novas estratégias e táticas militares, sociais, econômicas e simbólicas a garantir vantagens no conflito. Nesse sentido, a instrumentalização — e, em muitos casos a amplificação — de crises tornaram-se táticas para intensificar o projeto neocolonial sionista, visando alcançar a solução final de um Estado puramente judeu, demonstrando a aplicação prática da Doutrina do Choque proposta por Naomi Klein. Diante desse cenário, este trabalho investiga: como a Doutrina do Choque foi implementada no conflito israelo palestino e em que medida essa aplicação pode ser compreendida como um laboratório de choque ou como uma importação do modelo estadunidense? A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, teórico-documental e histórica, argumentando que Israel atua como um verdadeiro laboratório de choque, apropriando-se de estratégias neoliberais e militares para legitimar e consolidar seu projeto colonial, ampliando os mecanismos repressivos sob a justificativa de combate ao terrorismo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Relações Internacionais | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 97 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 193459310 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Relações Internacionais | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| INOVAÇÃO_IMPORTAÇÃO_DOUTRINA.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
