Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47280Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Bernardino, Andressa Silveira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-03T13:13:36Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-03T13:13:36Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-11 | - |
| dc.identifier.citation | BERNARDINO, Andressa Silveira. Contribuições da arte para o desenvolvimento de potencialidades em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47280 | - |
| dc.description.abstract | This study aimed to explore the contributions of art to the development of potentialities in children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD). A literature review was conducted, guided by the Historical-Cultural Psychology approach, and complemented by an experiential report based on a professional internship in the project “Autism, Art, and Culture.” Based on the theoretical framework of Lev Vygotsky, it is understood that the development of higher psychological functions occurs through social mediation and the use of symbolic tools. In this context, art is seen as a mediating tool capable of fostering imagination, language, expression, and self-regulation, while respecting each individual's singularities. The internship experiences revealed that, despite barriers in communication and social interaction, children and adolescents with ASD can develop through artistic practices that consider their potential and promote environments of listening, care, and creativity. The study highlights the importance of ethically and culturally contextualized mediated practices and suggests expanding investigations into various cultural and artistic resources in psychological practice with children and adolescents with ASD. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
| dc.subject | Autism spectrum disorder | pt_BR |
| dc.subject | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
| dc.subject | Historical-cultural psychology | pt_BR |
| dc.subject | Arte | pt_BR |
| dc.subject | Art | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
| dc.subject | Development | pt_BR |
| dc.subject | Mediação | pt_BR |
| dc.subject | Mediation | pt_BR |
| dc.title | Contribuições da arte para o desenvolvimento de potencialidades em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) | pt_BR |
| dc.title.alternative | Contributions of art to the development of potentialities in children and adolescents with autism spectrum disorder (ASD) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Buiatti, Viviane Prado | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1434975072387499 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Cardoso, Mônica Rodrigues | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6621967291554577 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Silvia Maria Cintra da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4380499178712456 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo explorar as contribuições da Arte para o desenvolvimento de potencialidades em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi realizada uma revisão bibliográfica orientada pela Psicologia Histórico-Cultural, aliada ao relato de experiência realizada no estágio profissionalizante no Projeto “Autismo, Arte e Cultura”. Partindo do referencial teórico de Lev Vigotski, compreende-se que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores ocorre por meio da mediação social e do uso de instrumentos. Nesse contexto, a Arte é entendida como ferramenta mediadora, capaz de favorecer a imaginação, linguagem, expressão, entre outras funções, respeitando as singularidades de cada sujeito. As vivências do estágio mostraram que, mesmo diante das barreiras encontradas na comunicação e interação social, crianças e adolescentes com TEA podem se desenvolver por meio de práticas artísticas que considerem suas potencialidades e promovam ambientes de escuta, acolhimento e criatividade. O estudo aponta para a importância de práticas mediadas e culturalmente contextualizadas, e sugere a ampliação de investigações sobre diferentes recursos culturais e artísticos para a atuação do profissional de Psicologia junto a crianças e adolescentes com TEA. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 23 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| dc.embargo.terms | Publicação em periódico. | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 193460184 | - |
| dc.description.embargo | 2027-08-11 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ContribuiçõesArteDesenvolvimento.pdf Hasta 2027-08-11 | TCC = Trabalho de Conclusão de Curso | 209.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons