Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47280
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBernardino, Andressa Silveira-
dc.date.accessioned2025-10-03T13:13:36Z-
dc.date.available2025-10-03T13:13:36Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.identifier.citationBERNARDINO, Andressa Silveira. Contribuições da arte para o desenvolvimento de potencialidades em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47280-
dc.description.abstractThis study aimed to explore the contributions of art to the development of potentialities in children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD). A literature review was conducted, guided by the Historical-Cultural Psychology approach, and complemented by an experiential report based on a professional internship in the project “Autism, Art, and Culture.” Based on the theoretical framework of Lev Vygotsky, it is understood that the development of higher psychological functions occurs through social mediation and the use of symbolic tools. In this context, art is seen as a mediating tool capable of fostering imagination, language, expression, and self-regulation, while respecting each individual's singularities. The internship experiences revealed that, despite barriers in communication and social interaction, children and adolescents with ASD can develop through artistic practices that consider their potential and promote environments of listening, care, and creativity. The study highlights the importance of ethically and culturally contextualized mediated practices and suggests expanding investigations into various cultural and artistic resources in psychological practice with children and adolescents with ASD.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectHistorical-cultural psychologypt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.titleContribuições da arte para o desenvolvimento de potencialidades em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.title.alternativeContributions of art to the development of potentialities in children and adolescents with autism spectrum disorder (ASD)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Mônica Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6621967291554577pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380499178712456pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo explorar as contribuições da Arte para o desenvolvimento de potencialidades em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi realizada uma revisão bibliográfica orientada pela Psicologia Histórico-Cultural, aliada ao relato de experiência realizada no estágio profissionalizante no Projeto “Autismo, Arte e Cultura”. Partindo do referencial teórico de Lev Vigotski, compreende-se que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores ocorre por meio da mediação social e do uso de instrumentos. Nesse contexto, a Arte é entendida como ferramenta mediadora, capaz de favorecer a imaginação, linguagem, expressão, entre outras funções, respeitando as singularidades de cada sujeito. As vivências do estágio mostraram que, mesmo diante das barreiras encontradas na comunicação e interação social, crianças e adolescentes com TEA podem se desenvolver por meio de práticas artísticas que considerem suas potencialidades e promovam ambientes de escuta, acolhimento e criatividade. O estudo aponta para a importância de práticas mediadas e culturalmente contextualizadas, e sugere a ampliação de investigações sobre diferentes recursos culturais e artísticos para a atuação do profissional de Psicologia junto a crianças e adolescentes com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsPublicação em periódico.pt_BR
dc.orcid.putcode193460184-
dc.description.embargo2027-08-11-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ContribuiçõesArteDesenvolvimento.pdf
  Hasta 2027-08-11
TCC = Trabalho de Conclusão de Curso209.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons