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dc.creatorMateus Neto, João-
dc.date.accessioned2025-10-02T14:22:18Z-
dc.date.available2025-10-02T14:22:18Z-
dc.date.issued2025-09-18-
dc.identifier.citationMATEUS NETO, João. Hi Hina Nkarhi Lowu Taka! Histórias, Culturas, Artes e Futuros Encruzilhados. 2025. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47254-
dc.description.abstract“We are the builders of the time to come!”, or, in xichangana, Hi Hina Nkarhi Lowu Taka! This endeavor opens pathways and possibilities for thinking about the new reality of societies based on technological innovations, and it offers a horizon for moving beyond their singular narrative construction. The vestiges of this turn are identified as aspects related to cultures and the arts (literature, cinema, visual arts, and music), originating mainly from the United States of America and Brazil, in a broad time frame from the mid-20th century to its most contemporary outlines in the 21th century. This includes the post-humanist advent in science fiction, which conceives of humanity in increasingly intertwined ways. The central problematic at hand leans on the critique raised by racialized social groups from these locations regarding the stereotypes and prejudices that demarcate certain social places and roles, particularly concerning their inclusion (or exclusion) in the constructions of societies or their idealizations. The impasse here, which we will attempt to explicit and challenge through Afro-referenced cultures, arts, and epistemes, from a contextualized perspective, but also as constructions of reality, concerns the coexistence of forms of oppression with certain visions of "progress," "development," or "future" that are presented as universal. We will show that these, in fact, correspond to specific groups that struggle to impose themselves through the various relationships of colonization, imperialism, and globalization. Furthermore, we will point out that the cultural and artistic productions of these groups perform an act of reaffirmation identity, existential and collectively self-determined.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFuturospt_BR
dc.subjectÁfrica, Diáspora Africanapt_BR
dc.subjectFicção Científicapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectFuturept_BR
dc.subjectAfrica, African Diasporapt_BR
dc.subjectScience Fictionpt_BR
dc.titleHI HINA NKARHI LOWU TAKA! Histórias, Culturas, Artes e Futuros Encruzilhadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ivete Batista da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3852618590034600pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.contributor.referee2Mahl, Marcelo Lapuente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2460148926174770pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4174819671757883pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumo“Nós somos aqueles que construíram o tempo que ainda virá!”, ou, em xichangana, Hi Hina Nkarhi Lowu Taka! Essa labuta abre caminhos e possibilidades para se pensar a nova realidade das sociedades a partir das inovações tecnológicas e um horizonte de superação de sua construção narrativa no singular. Determina-se como vestígios desse giro os aspectos relativos às culturas e as artes (literatura, cinema, visualidades e música) provenientes majoritariamente dos Estados Unidos da América e do Brasil, em um recorte temporal amplo desde meados do século XX até seus contornos mais contemporâneos no XXI, com o advento pós-humanista na ficção científica que pensam a humanidade de forma cada vez mais imbricada. A problemática alçada se inclina sobre a crítica apontada pelos grupos sociais racializados destes locais em relação aos estereótipos e preconceitos que demarcam certos lugares e papéis sociais, principalmente acerca de sua inserção (ou, exclusão) das construções de sociedades ou idealizações dela. O impasse aqui, que intentaremos explicitar e contrapor mediante as culturas, artes e epistemes afro referenciadas, sob um olhar contextualizado mas também enquanto construções da realidade, será sobre as coexistências entre as formas de opressão e as determinadas visões de “avanço”, “desenvolvimento” ou “futuro” que se colocam como universais, evidenciando que essas correspondem a grupos específicos que peleja impor-se através das várias relações da colonização, do imperialismo e da globalização. Ainda, apontar que as produções culturais e artísticas desses grupos realizam uma atitude de reafirmação existencial, identitária e coletivamente autodeterminada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode193386181-
Appears in Collections:TCC - História (Uberlândia)

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