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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47231| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A teoria do belo na Summa Theologiae |
| Autor(es): | Caixeta, João Lázaro Ribeiro |
| Primeiro orientador: | Ferreira, Anselmo Tadeu |
| Primeiro membro da banca: | Borges, Lucas Nogueira |
| Segundo membro da banca: | Cruz, Márcio Fernandes da |
| Resumo: | Essa monografia tem como objetivo principal apresentar e discutir de que modo a Suma de Teologia articula uma doutrina coerente sobre o belo (pulchrum), apesar da ausência de um tratado formal dedicado ao tema. A abordagem busca compreender o estatuto do belo através das passagens na obra de Tomás de Aquino que o mencionam. Inicialmente, examina-se o debate acadêmico sobre se o belo deve ser considerado um transcendental. Analisa-se cronologicamente as posições da crítica especializada dos séculos XX e XXI, contrastando seus argumentos favoráveis e contrários. Essas posições contrárias surgem porque Tomás afirma que o bem e o belo são idênticos na forma, mas nunca o inclui na lista de transcendentais em De veritate, por exemplo. Conclui-se nesse primeiro capítulo que a Suma não fornece uma resposta definitiva a esse problema, mas fornece material que alimenta e justifica a continuidade da controvérsia. Na continuação, investiga-se as propriedades que constituem a beleza de um ente. Realiza-se uma análise de todas as características que Tomás se utiliza na Suma para explicar a beleza. A análise das passagens da obra conclui que, embora muitos intérpretes reduzam a beleza a três características, Tomás apresenta uma visão mais flexível. Finalmente, explora-se a dimensão da apreensão do belo, respondendo como a apreensão do belo causa prazer. Ao analisar a teoria do conhecimento de Tomás, observa-se que o processo se inicia nos sentidos externos, que se deleitam com objetos proporcionais a si, mas a percepção de um determinado objeto é completa e unificada pela potência cogitativa. Essa faculdade compara (collatio) as impressões sensoriais, permitindo uma apreensão integral dos aspectos sensíveis do objeto. O prazer resultante possui uma face dupla: uma direta, que se tem pelo belo sem ontologicamente idêntico ao bem, e o repouso do apetite no bem alcançado é a definição de prazer; uma indireta, que é o próprio ato de apreender com sucesso a estrutura ordenada do objeto é uma operação (operatio) perfeita e, por isso, inerentemente prazerosa. |
| Abstract: | This monograph aims to present and discuss how the Summa Theologiae articulates a coherent doctrine on the beauty (pulchrum), despite the absence of a formal treatise dedicated to the subject. The approach seeks to understand the status of beauty through the passages in Thomas Aquinas's work that mention it. Initially, it examines the scholarly debate on whether beauty should be considered a transcendental. The positions of specialized critics from the 20th and 21st centuries are analyzed chronologically, contrasting their favorable and opposing arguments. These opposing positions arise because Thomas states that good and beauty are identical in reality, yet he never includes beauty in the list of transcendentals in De veritate, for example. This first chapter concludes that the Summa does not provide a definitive answer to this problem but offers material that fuels and justifies the controversy's continuity. Subsequently, the properties that constitute the beauty of a being are investigated. An analysis is conducted of all the characteristics Thomas uses in the Summa to explain beauty. The analysis of the passages from the work concludes that, although many interpreters reduce beauty to three characteristics, Thomas presents a more flexible view. Finally, the dimension of the apprehension of the beautiful is explored, answering how the apprehension of the beautiful causes pleasure. By analyzing Thomas's theory of knowledge, it is observed that the process begins in the external senses, which delight in objects proportionate to themselves, but the perception of a given object is completed and unified by the cogitative power. This faculty compares (collatio) sensory impressions, allowing for an integral apprehension of the object's sensible aspects. The resulting pleasure has a dual aspect: a direct one, which comes from the beautiful being ontologically identical to the good, and the rest of the appetite in the good attained is the definition of pleasure; and an indirect one, which is the very act of successfully apprehending the ordered structure of the object a perfect operation (operatio) and, therefore, inherently pleasurable. |
| Palavras-chave: | Tomás de Aquino Suma de Teologia Transcendentais Metafísica Belo Summa Theologiae Transcendentals Metaphysics Beauty |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | CAIXETA, João Lázaro Ribeiro. A teoria do belo na Summa Theologiae. 2025. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47231 |
| Data de defesa: | 25-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Filosofia |
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