Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPessoa, Juliana Paiva-
dc.date.accessioned2025-09-30T16:24:49Z-
dc.date.available2025-09-30T16:24:49Z-
dc.date.issued2025-09-15-
dc.identifier.citationPESSOA, Juliana Paiva. “Corpo grudado em mim”: a arte de Fernanda Magalhães e a crítica aos padrões estéticos construídos na imprensa feminina do século XX. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47146-
dc.description.abstractThis study analyzes the artistic trajectory of Fernanda Magalhães and her performances, particularly Grassa Crua (2016), in dialogue with the discourses of Brazilian women’s press in the twentieth century. The research demonstrates how print media played a central role in the construction and consolidation of aesthetic standards that associated femininity with thinness, and how this process was tied to the dissemination of advertisements for cosmetic and pharmacological products. Based on an examination of magazines such as Fon-Fon and Revista Feminina, the study identifies discursive strategies that naturalized body dissatisfaction and transformed consumption into a tool of symbolic oppression. In this context, Fernanda Magalhães’ art operates as a critical counterpoint, resignifying nudity and the representation of the fat body through performance, photography, and self-representation. Her works challenge the invisibility and stigmatization of non-normative bodies, prompting audiences to reflect on symbolic violence, beauty standards, and social belonging. The study articulates references from Cultural History, Gender Studies, and feminist critique, demonstrating how the artist positions herself within a tradition of resistance that questions aesthetic hegemony and proposes paths toward collective reconstruction.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectImprensa femininapt_BR
dc.subjectWomen’s presspt_BR
dc.subjectPadrões estéticospt_BR
dc.subjectBeauty standardspt_BR
dc.title“Corpo grudado em mim”: a arte de Fernanda Magalhães e a crítica aos padrões estéticos construídos na imprensa feminina do século XXpt_BR
dc.title.alternative“Body stuck to me”: the art of Fernanda Magalhães and criticism of aesthetic standards constructed in the 20th-century women’s presspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Clarissa Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5819729569748981pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Nara Rúbia de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Geovanni Lima da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6696517379927447pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3792755022202653pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a trajetória artística de Fernanda Magalhães e suas performances, especialmente Grassa Crua (2016), em diálogo com os discursos sobre os corpos femininos da imprensa feminina brasileira do início do século XX. A pesquisa demonstra como a mídia impressa desempenhou papel central na construção e consolidação de padrões estéticos que associaram a feminilidade à magreza, e como esse processo esteve atrelado a difusão de propagandas de produtos cosméticos e farmacológicos. A partir de um recorte de revistas como Fon-Fon e Revista Feminina, identificam-se as estratégias discursivas que naturalizaram a insatisfação corporal e transformaram o consumo em ferramenta de opressão simbólica. Nesse contexto, a arte de Fernanda Magalhães opera como contraponto crítico, ressignificando a nudez e a representação do corpo gordo por meio da performance, da fotografia e da autorrepresentação. Suas obras tensionam a invisibilidade e a estigmatização dos corpos não normativos, convocando o público à reflexão sobre violência simbólica, padrões de beleza e pertencimento social. O estudo articula referenciais da história cultural, dos estudos de gênero e da crítica feminista, demonstrando como a artista se insere em uma tradição de resistência que questiona a hegemonia estética e aponta caminhos de reconstrução coletiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - História (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CorpoGrudadoMim.pdf8.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons