Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47146Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Pessoa, Juliana Paiva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-30T16:24:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-30T16:24:49Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-15 | - |
| dc.identifier.citation | PESSOA, Juliana Paiva. “Corpo grudado em mim”: a arte de Fernanda Magalhães e a crítica aos padrões estéticos construídos na imprensa feminina do século XX. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47146 | - |
| dc.description.abstract | This study analyzes the artistic trajectory of Fernanda Magalhães and her performances, particularly Grassa Crua (2016), in dialogue with the discourses of Brazilian women’s press in the twentieth century. The research demonstrates how print media played a central role in the construction and consolidation of aesthetic standards that associated femininity with thinness, and how this process was tied to the dissemination of advertisements for cosmetic and pharmacological products. Based on an examination of magazines such as Fon-Fon and Revista Feminina, the study identifies discursive strategies that naturalized body dissatisfaction and transformed consumption into a tool of symbolic oppression. In this context, Fernanda Magalhães’ art operates as a critical counterpoint, resignifying nudity and the representation of the fat body through performance, photography, and self-representation. Her works challenge the invisibility and stigmatization of non-normative bodies, prompting audiences to reflect on symbolic violence, beauty standards, and social belonging. The study articulates references from Cultural History, Gender Studies, and feminist critique, demonstrating how the artist positions herself within a tradition of resistance that questions aesthetic hegemony and proposes paths toward collective reconstruction. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Imprensa feminina | pt_BR |
| dc.subject | Women’s press | pt_BR |
| dc.subject | Padrões estéticos | pt_BR |
| dc.subject | Beauty standards | pt_BR |
| dc.title | “Corpo grudado em mim”: a arte de Fernanda Magalhães e a crítica aos padrões estéticos construídos na imprensa feminina do século XX | pt_BR |
| dc.title.alternative | “Body stuck to me”: the art of Fernanda Magalhães and criticism of aesthetic standards constructed in the 20th-century women’s press | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Borges, Clarissa Monteiro | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5819729569748981 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4787129577624171 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Geovanni Lima da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6696517379927447 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3792755022202653 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho analisa a trajetória artística de Fernanda Magalhães e suas performances, especialmente Grassa Crua (2016), em diálogo com os discursos sobre os corpos femininos da imprensa feminina brasileira do início do século XX. A pesquisa demonstra como a mídia impressa desempenhou papel central na construção e consolidação de padrões estéticos que associaram a feminilidade à magreza, e como esse processo esteve atrelado a difusão de propagandas de produtos cosméticos e farmacológicos. A partir de um recorte de revistas como Fon-Fon e Revista Feminina, identificam-se as estratégias discursivas que naturalizaram a insatisfação corporal e transformaram o consumo em ferramenta de opressão simbólica. Nesse contexto, a arte de Fernanda Magalhães opera como contraponto crítico, ressignificando a nudez e a representação do corpo gordo por meio da performance, da fotografia e da autorrepresentação. Suas obras tensionam a invisibilidade e a estigmatização dos corpos não normativos, convocando o público à reflexão sobre violência simbólica, padrões de beleza e pertencimento social. O estudo articula referenciais da história cultural, dos estudos de gênero e da crítica feminista, demonstrando como a artista se insere em uma tradição de resistência que questiona a hegemonia estética e aponta caminhos de reconstrução coletiva. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 47 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - História (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CorpoGrudadoMim.pdf | 8.68 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
