Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47049
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCosta, Emily Trassi-
dc.date.accessioned2025-09-26T13:04:10Z-
dc.date.available2025-09-26T13:04:10Z-
dc.date.issued2025-09-10-
dc.identifier.citationCOSTA, Emily Trassi. Cultura e imperialismo em Coração das Trevas, de Joseph Conrad: uma proposta de divulgação científica e de ensino de história. 2025. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47049-
dc.description.abstractThis paper analyzes Joseph Conrad's Heart of Darkness, published in 1899, and, based on it, proposes the production of scientific dissemination materials in history, aiming at their subsequent use in the classroom. Thinking about the teaching of history through literature, also understood as a historical source, is one of the central themes of this monograph. In this research, we intend to understand how the historical context in which the work was written—marked by European imperialism in the 19th century—impacted the novel and influenced Conrad's perspective. In addition, we also seek to analyze how, in different historical contexts, Heart of Darkness was reread and appropriated by cinematic language based on new questions and new perspectives. The processes involving the imperialist domination in Africa, especially in the Congo Free State from that period, are central themes in Conrad's work and can be discussed in the classroom by observing how the same artistic work takes on different meanings in different historical periods. As a teaching strategy, the use of podcasts, a flexible audio tool that allows easy access for the listener, is suggested. Thus, this monograph aims not only to analyze the potential of the presented novel as a historical source but also to produce material that can act both as a scientific dissemination in history and as an accessible teaching tool for use in the classroom.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectensino de históriapt_BR
dc.subjecthistória e literaturapt_BR
dc.subjectdivulgação científicapt_BR
dc.titleCultura e imperialismo em Coração das Trevas, de Joseph Conrad: uma proposta de divulgação científica e de ensino de históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Ana Flávia Cernic-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980270470833325pt_BR
dc.contributor.referee1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Lucas Henrique dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8294641987008271pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a obra Coração das Trevas, de Joseph Conrad, publicada em 1899 e, a partir dela, propõe a produção de materiais de divulgação científica em história, visando sua utilização posterior em sala de aula. Pensar o ensino de história através da literatura, entendida também como fonte histórica, é um dos eixos desta monografia. Nesta pesquisa, pretende-se compreender de que forma o contexto histórico em que a obra foi escrita — marcado pelo imperialismo europeu no século XIX — impactou o romance e influenciou o olhar de Conrad. Além disso, busca-se analisar como a obra Coração das Trevas, em contextos históricos distintos, foi relida e apropriada pela linguagem cinematográfica a partir de novas questões e novos olhares. Os processos que envolveram a dominação imperialista na África, especialmente no então Estado Livre do Congo, são temas centrais na obra de Conrad e podem ser debatidos em sala de aula por meio do exercício de observar como uma mesma obra artística ganha sentidos diferentes em tempos históricos diferentes. Como estratégia de ensino, sugere-se o uso do podcast, ferramenta de áudio flexível que possibilita o fácil acesso do ouvinte. Assim, esta monografia visa não só analisar o potencial do romance apresentado como fonte histórica, mas também produzir um material que possa atuar tanto como uma divulgação científica na área de história quanto como uma ferramenta didática acessível para aplicação em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration81pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode192886128-
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CulturaImperialismoCoração.pdf612.73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons