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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-2751-8143
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise da influência do FOMO (Fear of Missing Out) no consumo compulsivo de jovens usuários de redes sociais
Autor: Souza, Maria Clara Oliveira
Primer orientador: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Primer miembro de la banca: Maemura, Marcia Mitie Durante
Segundo miembro de la banca: Fagundes, André Francisco Alcântara
Resumen: Este estudo busca analisar a influência do FOMO (Fear Of Missing Out) ou medo de estar por fora nos padrões de consumo compulsivo entre jovens usuários de redes sociais. Utilizando uma abordagem quantitativa, foi aplicado um questionário online que durou 18 dias (11 de julho a 28 de julho de 2025) e obteve 197 respostas. Esse englobou questões relacionados aos hábitos digitais, a comportamentos de compra e a percepção de FOMO entre jovens de 18 e 29 anos e que utilizam a plataforma Instagram ou Tiktok, fundamentando-se nas escalas de Faber e O'Guinn (1989) para Compras Compulsivas (CBS) e de Przybylski et al. (2013) para FOMO. Mediante metodologia quantitativa com aplicação de questionário online a usuários de redes sociais (85,1% com mais de três anos de experiência), os resultados revelaram uma dicotomia comportamental: enquanto a maioria demonstrou resistência a pressões de consumo (médias próximas a 2,14 em escalas de 1-5 sobre promoções limitadas e pertencimento grupal via consumo), uma minoria significativa (15,9% a 34%) apresentou vulnerabilidade a estratégias de marketing baseadas em escassez e comparação social. Desvios padrão elevados (1,23-1,39) indicaram polarização nas respostas, corroborando parcialmente a teoria de regulação emocional de Black (2007) - evidenciada pela concordância de 85,1% com a afirmação "comprei algo para me sentir melhor" - e contrastando com a concepção de identidade mediante posses de Belk (1988) na questão de pertencimento. Essas observações podem sugerir a necessidade de considerar diferenças individuais na relação entre uso de redes sociais e consumo, destacando que apenas um subgrupo específico pode desenvolver comportamentos problemáticos relacionados ao FOMO.
Palabras clave: Fear of missing out
Fear of missing out
Consumo compulsivo
Redes sociais
Jovens
Compulsive buying
Social Media
Youth
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUZA, Maria Clara Oliveira de. Análise da influência do FOMO (Fear of Missing Out) no consumo compulsivo de jovens usuários de redes sociais. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46994
Fecha de defensa: 15-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Uberlândia)

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