Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46982
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLima, Heloisa Ayumi Nishimaru-
dc.date.accessioned2025-09-24T14:04:49Z-
dc.date.available2025-09-24T14:04:49Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationLIMA, Heloisa Ayumi Nishimaru de. Da colmeia à corte: o simbolismo da abelha no mobiliário napoleônico. 2025. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46982-
dc.description.abstractWhen thinking of Napoleon Bonaparte, the first image that emerges is that of a political authority built through military victories and state administration. However, his government was also constructed in the symbolic and aesthetic spheres. This final project understands furniture not only as a utilitarian or decorative artifact, but also as a mediator of cultural and political meanings that influence the formation of identities and the naturalization of social hierarchies. This work analyzes how the iconography of bees, incorporated into Napoleonic furniture, contributed to the legitimization of Napoleon Bonaparte's power, transposing the symbolic imperial discourse into the private spaces of the French elite. Considering that the furniture of the period carried political messages and functioned as a visual language of the state, the presence of bees was selected for analysis as an instrument of ideological propaganda. The main visual sources used were furniture and decorative objects produced between 1800 and 1815, a period corresponding to the Empire style of furniture, analyzed using the Panofskian iconological method to understand the deep symbolic content of the image of the bee as a visual language of power. To support the analysis, catalogs such as Riccardo Montenegro's "Guide to the History of Furniture" (1995) and Jean Bernard et al.'s "De l'Antiquité à nos jours – Arts, Styles & Mobilier" (1991) are used. These catalogs offer technical and visual descriptions of French decorative objects, linking aesthetics, power, and taste. This research combines cultural history, iconographic analysis, and the study of material culture, resulting in a reflection on the political dimension of objects in the context of the Napoleonic Empire. Finally, a discussion on the use of these historical sources in the classroom is also proposed, with ready-to-use teaching materials.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória Culturalpt_BR
dc.subjectImpério Napoleônicopt_BR
dc.subjectCultura Materialpt_BR
dc.subjectMobiliáriopt_BR
dc.subjectIconografia das abelhaspt_BR
dc.subjectLegitimação do poderpt_BR
dc.subjectFontes históricaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDa colmeia à corte: o simbolismo da abelha no mobiliário napoleônicopt_BR
dc.title.alternativeFrom the hive to the court: the symbolism of the bee in napoleonic furniturept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Semíramis Corsi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9330942433476742pt_BR
dc.contributor.referee1Voigt, André Fabiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280583370318159pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Marta Emisia Jacinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8933858146754111pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAo pensar em Napoleão Bonaparte, a primeira imagem que surge é a de uma autoridade política edificada por meio das vitórias militares e da administração estatal, contudo, seu governo foi construído também na esfera simbólica e estética. O presente trabalho de conclusão de curso compreende o mobiliário não apenas como artefato utilitário ou decorativo, mas como mediador de significados culturais e políticos que atuam na formação de identidades e na naturalização de hierarquias sociais. Este trabalho analisa como a iconografia das abelhas, incorporada ao mobiliário napoleônico, contribuiu para a legitimação do poder de Napoleão Bonaparte, transpondo o discurso simbólico imperial para os espaços privados da elite francesa. Considerando que o mobiliário do período carregava mensagens políticas e funcionava como linguagem visual do Estado, foi selecionada a presença das abelhas para ser analisada como instrumento de propaganda ideológica. As principais fontes visuais utilizadas foram móveis e objetos decorativos produzidos entre 1800 e 1815, período correspondente ao estilo de mobiliário Império, analisados a partir do método iconológico panofskiano para compreender o conteúdo simbólico profundo da imagem da abelha como linguagem visual do poder. Para fundamentar a análise, recorre-se a catálogos como o Guia de História do Mobiliário, de Riccardo Montenegro (1995), e De l’Antiquité à nos jours – Arts, Styles & Mobilier, de Jean Bernard et al. (1991), que oferecem descrições técnicas e visuais de objetos decorativos franceses, relacionando estética, poder e gosto. Nesta pesquisa, articula-se história cultural, análise iconográfica e estudo da cultura material, resultando em uma reflexão sobre a dimensão política dos objetos no contexto do Império Napoleônico. Ao final, também é proposta uma discussão sobre o uso dessas fontes históricas em sala de aula, com um material didático pronto para o uso docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration115pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode192702536-
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ColmeiaCorteSimbolismo.pdfTCC6.53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.