Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46933Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gomes, Marina Maria Vieira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-22T22:07:37Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-22T22:07:37Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
| dc.identifier.citation | GOMES, Marina Maria Vieira. Representações femininas na modernidade do Rio de Janeiro através das páginas da revista A Scena Muda e Mademoiselle Cinema (1923). 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46933 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Representações femininas | pt_BR |
| dc.subject | A Scena Muda | pt_BR |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Imprensa | pt_BR |
| dc.subject | Modernidade | pt_BR |
| dc.title | Representações femininas na modernidade do Rio de Janeiro através das páginas da revista Ascena muda e Mademoiselle cinema (1923) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Peçanha, Natália Batista | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4873086559634718 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Teles, Angela Aparecida | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4983467611419379 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silveira, Daniela Magalhães da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5178198614920144 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0314014190990331 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho procura identificar como a imprensa e a literatura carioca criaram representações femininas durante a Primeira República (1889-1930), mais especificamente o ano de 1923. Para isso, foram selecionadas como fontes de pesquisa o livro Mademoiselle Cinema (1923), de Benjamin Constallat, caracterizado dentro do gênero “leituras só para homens” e a revista A Scena Muda (1921-1955), especializada no cinema e publicada pela Companhia Editora Americana. Como referencial teórico específico de gênero, utiliza-se a historiadora Joan Scott, que o compreende como o elemento constitutivo de todas as relações sociais e legitimador das relações de poder. Por último, o trabalho visa articular as representações femininas com o plano político nacional, em que se tinha a família como sustentáculo da nova República e que acabava por traçar padrões ideais de comportamento para as mulheres. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 55 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 192494746 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Ituiutaba / Pontal) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RepresentaçõesFemininasModernidade.pdf | 707.86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
