Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46932
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorba, Luara Teodoro-
dc.date.accessioned2025-09-22T22:04:21Z-
dc.date.available2025-09-22T22:04:21Z-
dc.date.issued2025-09-05-
dc.identifier.citationBORBA, Luara Teodoro. Eletrificação veicular no Brasil: desafios institucionais e de infraestrutura. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46932-
dc.description.abstractGlobal concern with the emission of polluting gases and the so-called "decarbonization" in the automotive transportation sector is increasingly present in economic debates. In this context, various sustainable alternatives, such as electric vehicles and biofuels, have been introduced into the sector's energy transition. The present study, through a methodology that combines qualitative and quantitative analyses and a literature review, seeks to understand whether vehicle electrification is, in fact, the most suitable solution for Brazil, or if a complementary model with biofuels would be more effective. The work concludes that large-scale electrification will be impacted by the institutional configurations of the existing biofuels matrix and the precarious charging infrastructure of the country. Thus, the study suggests that the most effective solution for the Brazilian reality lies in a complementary model that takes advantage of both the opportunities with traditional biofuels (ethanol, biodiesel) and innovations (green hydrogen, second-generation ethanol), as well as hybrid technology, for a gradual transition aligned with national particularities.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectTransição energéticapt_BR
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectEnergy transitionpt_BR
dc.subjectBiofuelspt_BR
dc.titleEletrificação veicular no Brasil: desafios institucionais e de infraestruturapt_BR
dc.title.alternativeVehicle electrification in Brazil: institutional and infrastructure challengespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Perosa, Bruno Benzaquen-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7008340716950413pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Clésio Marcelino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567795445503582pt_BR
dc.contributor.referee2Botelho, Marisa dos Reis Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0919093679710607pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA preocupação global com a emissão de gases poluentes e a “descarbonização” no setor de transportes automotivos está cada vez mais presente nos debates econômicos. Nesse contexto, diversas alternativas sustentáveis, como os veículos elétricos e os biocombustíveis, foram inseridas na transição energética do setor. O presente estudo, por meio de uma metodologia que combina análises qualitativa e quantitativa e uma revisão da literatura, busca compreender se a eletrificação veicular é, de fato, a solução mais adequada para o Brasil, ou se um modelo complementar com os biocombustíveis seria mais eficaz. O trabalho conclui que a eletrificação em larga escala será impactada pelas configurações institucionais da matriz de biocombustíveis existente e pela precária infraestrutura de recarga do país. Desse modo, o estudo sugere que a solução mais eficaz para a realidade brasileira reside em um modelo complementar, que aproveite tanto as oportunidades com biocombustíveis tradicionais (etanol, biodiesel) e inovações (hidrogênio verde, etanol de segunda geração) quanto a tecnologia híbrida, para uma transição gradual e alinhada às particularidades nacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.orcid.putcode192494981-
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EletrificaçãoVeicularBrasil.pdfTCC802.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons