Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46932Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Borba, Luara Teodoro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-22T22:04:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-22T22:04:21Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-05 | - |
| dc.identifier.citation | BORBA, Luara Teodoro. Eletrificação veicular no Brasil: desafios institucionais e de infraestrutura. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46932 | - |
| dc.description.abstract | Global concern with the emission of polluting gases and the so-called "decarbonization" in the automotive transportation sector is increasingly present in economic debates. In this context, various sustainable alternatives, such as electric vehicles and biofuels, have been introduced into the sector's energy transition. The present study, through a methodology that combines qualitative and quantitative analyses and a literature review, seeks to understand whether vehicle electrification is, in fact, the most suitable solution for Brazil, or if a complementary model with biofuels would be more effective. The work concludes that large-scale electrification will be impacted by the institutional configurations of the existing biofuels matrix and the precarious charging infrastructure of the country. Thus, the study suggests that the most effective solution for the Brazilian reality lies in a complementary model that takes advantage of both the opportunities with traditional biofuels (ethanol, biodiesel) and innovations (green hydrogen, second-generation ethanol), as well as hybrid technology, for a gradual transition aligned with national particularities. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
| dc.subject | Transição energética | pt_BR |
| dc.subject | Biocombustíveis | pt_BR |
| dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
| dc.subject | Energy transition | pt_BR |
| dc.subject | Biofuels | pt_BR |
| dc.title | Eletrificação veicular no Brasil: desafios institucionais e de infraestrutura | pt_BR |
| dc.title.alternative | Vehicle electrification in Brazil: institutional and infrastructure challenges | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Perosa, Bruno Benzaquen | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7008340716950413 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Jesus, Clésio Marcelino de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3567795445503582 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Botelho, Marisa dos Reis Azevedo | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0919093679710607 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A preocupação global com a emissão de gases poluentes e a “descarbonização” no setor de transportes automotivos está cada vez mais presente nos debates econômicos. Nesse contexto, diversas alternativas sustentáveis, como os veículos elétricos e os biocombustíveis, foram inseridas na transição energética do setor. O presente estudo, por meio de uma metodologia que combina análises qualitativa e quantitativa e uma revisão da literatura, busca compreender se a eletrificação veicular é, de fato, a solução mais adequada para o Brasil, ou se um modelo complementar com os biocombustíveis seria mais eficaz. O trabalho conclui que a eletrificação em larga escala será impactada pelas configurações institucionais da matriz de biocombustíveis existente e pela precária infraestrutura de recarga do país. Desse modo, o estudo sugere que a solução mais eficaz para a realidade brasileira reside em um modelo complementar, que aproveite tanto as oportunidades com biocombustíveis tradicionais (etanol, biodiesel) e inovações (hidrogênio verde, etanol de segunda geração) quanto a tecnologia híbrida, para uma transição gradual e alinhada às particularidades nacionais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Econômicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 71 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 192494981 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Econômicas | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EletrificaçãoVeicularBrasil.pdf | TCC | 802.78 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
