Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46853
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGarcia, Letícia Campos Mendonça-
dc.date.accessioned2025-09-17T13:40:38Z-
dc.date.available2025-09-17T13:40:38Z-
dc.date.issued2025-08-22-
dc.identifier.citationGARCIA, Letícia Campos Mendonça. Os primeiros mil dias de vida da criança com Síndrome de Down: uma revisão de escopo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46853-
dc.description.abstractThe first thousand days of a child’s life span from conception to the end of the second year and are considered a critical period for preventing various health problems and for implementing interventions that ensure proper nutrition and healthy development, resulting in lifelong benefits. In the case of children with Down Syndrome (Trisomy 21), this period takes on even more sensitive and strategic aspects, requiring close attention from healthcare professionals. Therefore, a scoping review was conducted to answer a research question developed based on the PCC mnemonic (Population, Concept, and Context). The studied <Population= was children with Down Syndrome, the <Concept= was the first days of life of children with Down Syndrome, and the <Context= was the national and international scientific production published in health science journals. Thus, the following research question was formulated: <What is available in the literature regarding the first thousand days of children with Down Syndrome in relation to their general and oral health?= Studies addressing any aspect of general and oral health in children with Down Syndrome, written in Portuguese or English and published in the last ten years, were included. The search was conducted in the Medline (PubMed) and SciELO databases. Grey literature was not consulted. Analysis of 32 studies revealed that the most recurrent themes were related to general health, with emphasis on congenital heart defects, respiratory disorders, delays in motor development, and endocrine and immune system alterations. Aspects such as breastfeeding and family support were also addressed, though with less depth. On the other hand, topics such as complementary feeding, sleep disorders, oral health, and emotional support at the time of diagnosis were found to be underexplored. The findings reinforce that the first thousand days represent a critical window for early and integrated interventions in Down Syndrome. However, significant gaps remain in specific areas of care, highlighting the need for increased scientific production and public policies that ensure qualified multidisciplinary support for children with Down Syndrome and their families during this crucial period.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectSaúde da criançapt_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectDown syndromept_BR
dc.subjectChild healthpt_BR
dc.subjectOral healthpt_BR
dc.titleOs primeiros mil dias de vida da criança com Síndrome de Down: uma revisão de escopopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marques, Késia Lara dos Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3241680508454749pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fabiana Sodré de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4466872588578468pt_BR
dc.contributor.referee1Carlo, Fabiola Galbiatti de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349089146548949pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Paula Caetano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780439933687707pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7960731098942850pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs primeiros mil dias da criança vão da concepção até o final do segundo ano de vida e são considerados um período crítico na prevenção de vários problemas de saúde e para intervenções que garantam nutrição e desenvolvimento saudáveis, resultando em benefícios em todo o ciclo de vida. No caso de crianças com Síndrome de Down (Trissomia do 21), este período adquire aspectos ainda mais sensíveis e estratégicos, exigindo um olhar atento dos profissionais de saúde. Sendo assim, foi realizada uma revisão de escopo, que buscou responder uma pergunta de pesquisa elaborada com base no mnemônico PCC (População, Contexto e Conceito). A <População= estudada foi crianças com Síndrome de Down, o <Conceito= foi os primeiros dias de vida da criança com Síndrome de Down e o <Contexto= a produção cientifica nacional e internacional publicada em jornais científicos da área da saúde. Dessa forma, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: <O que está disponível na literatura sobre os primeiros mil dias da criança com Síndrome de Down em relação à sua saúde geral e bucal?= Foram incluídos estudos que abordavam qualquer aspecto sobre a saúde geral e bucal das crianças com Síndrome de Down, nos idiomas português e inglês, publicados nos últimos dez anos. A busca foi conduzida nas bases de dados Medline (PubMed) e SciELO. A literatura cinzenta não foi consultada. A análise de 32 estudos revelou que os temas mais recorrentes foram os relacionados à saúde geral, com destaque para cardiopatias congênitas, distúrbios respiratórios, atrasos no desenvolvimento motor, alterações endócrinas e imunológicas. Aspectos como a amamentação e o apoio familiar também foram abordados, embora com menor profundidade. Por outro lado, temas como alimentação complementar, DS, saúde bucal e suporte emocional no momento do diagnóstico mostraram-se pouco explorados. Os achados reforçam que os primeiros mil dias representam uma janela essencial para intervenções precoces e integradas na Síndrome de Down. Contudo, persistem lacunas significativas em áreas específicas do cuidado, o que aponta para a necessidade de maior produção científica e políticas públicas que garantam o suporte multiprofissional qualificado às crianças com Síndrome de Down e suas famílias durante este período crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseOdontologiapt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PrimeirosMilDias.pdfTCC541.4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons