Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46810Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Reis, Gabriel de Souza Barufi dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-15T13:27:01Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-15T13:27:01Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-08 | - |
| dc.identifier.citation | REIS, Gabriel. Qualidade do sono e sonolência diurna em estudantes de graduação: um estudo transversal. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46810 | - |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | ESE | pt_BR |
| dc.subject | Stress | pt_BR |
| dc.subject | Estresse | pt_BR |
| dc.subject | Graduandos | pt_BR |
| dc.subject | Students | pt_BR |
| dc.subject | PSS-10. | pt_BR |
| dc.subject | PSQI | pt_BR |
| dc.title | Qualidade do sono e sonolência diurna em estudantes de graduação: um estudo transversal | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Wolkers, Carla Patrícia Bejo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4709185620670481 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Serra, Mônica | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0963248529433149 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Rezende, Alexandre Azenha Alves de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9751160400590652 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7429091510860673 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Os distúrbios do sono e estresse afetam demasiadamente a saúde dos estudantes universitários comprometendo suas permanências acadêmicas. O ingresso no curso de graduação é marcado por desafios emocionais e acadêmicos que podem impactar o bem-estar dos alunos. Dentre esses fatores, a qualidade do sono destaca-se como variável crítica na adaptação e desempenho estudantil. Este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre qualidade do sono, estresse percebido e sonolência diurna nos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia no Campus Pontal. Trata-se de um estudo de caráter qualiquantitativo transversal, onde 112 estudantes responderam aos questionários Escala de Estresse Percebido (PSS-10), Índice de qualidade de sono de Pittsburgh (PSQI) e Escala de sonolência de Epworth (ESE). Os resultados indicaram mediana do escore de 9,9 no PSQI, indicando má qualidade do sono e 8,13 no ESE indicando sonolência leve entre os estudantes que participaram da pesquisa, com número de indivíduos acima do esperado apresentando qualidade de sono ruim e sonolência moderada. Não houve correlações significativas entre estresse percebido, qualidade do sono ou sonolência. Além disso, fatores como idade, etapa da graduação, faixa de renda e nível de atividade física não afetaram a qualidade do sono e a sonolência diurna. A pesquisa permite concluir que a maioria dos estudantes vive com padrões de sono irregulares e inadequados, implicando negativamente em sua saúde física e psicológica. Os dados reforçam a importância da necessidade de apoio institucional nessas questões com o intuito de melhorar a qualidade de vida e bem-estar, a fim de tornar a experiência universitária mais agradável e saudável. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 27 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 191973490 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| QualidadeSonoSonolência.pdf | 978.8 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
