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dc.creatorGiaretta, Regina Garcia-
dc.date.accessioned2025-09-12T22:35:35Z-
dc.date.available2025-09-12T22:35:35Z-
dc.date.issued2025-06-23-
dc.identifier.citationGIARETTA, Regina Garcia. Fazer com docentes: um percurso para práticas educomunicativas. 2025. 80 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.351pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46801-
dc.description.abstractThis research, entitled "DOING WITH TEACHERS": A Path to Educommunication Practices, analyzes how Educommunication and Media Education, in their articulation of theoretical foundations and practical actions, can contribute to continuing teacher education. The relevance of this research lies in the need to design training processes with teachers, not just for them. The central objective is to investigate how these fields of knowledge, at the interface between conception and practice, can foster the training of these professionals. The specific objectives include: exploring the theoretical foundations of Educommunication and Media Education; analyzing the legal framework and curricular guidelines in the Brazilian educational context; and presenting a methodological proposal for collaborative training actions, based on educommunication practices that explore media content with the participants themselves. The theoretical framework establishes a dialogue between Communication, Education, and Technology. Methodologically, this is a qualitative investigation, employing a bibliographic and documentary survey on the topic, complemented by a systematic literature review. The research findings suggest expanding studies and developing a proposal for continuing education for teachers that seeks to link the topic to emancipatory practice and critical appropriation, and suggests that the media be both an object of analysis and an artifact of social transformation.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação Midiáticapt_BR
dc.subjectFormação Docente Continuadapt_BR
dc.subjectEducommunicationpt_BR
dc.subjectMedia Educationpt_BR
dc.subjectContinuing Teacher Educationpt_BR
dc.titleFazer docente: um percurso para práticas educomunicativaspt_BR
dc.title.alternativeDoing with teachers: a path towards educommunicative practicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Diva Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0257987232283189pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607042780750206pt_BR
dc.contributor.referee2Teles, Edilane Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9866051501842843pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9616529152708612pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada “FAZER COM DOCENTES”: um percurso para práticas educomunicativas analisa como a Educomunicação e a Educação Midiática, em sua articulação entre fundamentos teóricos e ações práticas, podem contribuir para a formação continuada docente. A relevância da investigação reside na necessidade de conceber processos formativos junto aos professores, e não apenas para eles. Como objetivo central, busca-se investigar de que modo os referidos campos do conhecimento, na interface concepção-prática, podem fomentar a formação desses profissionais. Os objetivos específicos compreendem: explorar os alicerces teóricos da Educomunicação e da Educação Midiática; analisar o arcabouço legal e as diretrizes curriculares no contexto educacional brasileiro e apresentar uma proposta metodológica para ações formativas colaborativas, fundamentada em práticas educomunicativas que explorem conteúdos midiáticos com os próprios participantes. O referencial teórico estabelece um diálogo entre Comunicação, Educação e Tecnologia e metodologicamente, trata-se de uma investigação qualitativa, que emprega levantamento bibliográfico e documental sobre a temática, complementado por revisão sistemática da literatura. Os achados da pesquisa sugerem a ampliação dos estudos e o desenvolvimento da proposta de formação continuada junto aos professores que busca uma articulação da temática à prática emancipatória, apropriação crítica e sugere que a mídia seja tanto objeto de análise quanto artefato de transformação social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.351pt_BR
dc.crossref.doibatchid7c316d48-682e-4d5c-8c5c-10e7e9b45c09-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação permanentept_BR
dc.subject.autorizadoProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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