Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46801Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Giaretta, Regina Garcia | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-12T22:35:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-12T22:35:35Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
| dc.identifier.citation | GIARETTA, Regina Garcia. Fazer com docentes: um percurso para práticas educomunicativas. 2025. 80 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.351 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46801 | - |
| dc.description.abstract | This research, entitled "DOING WITH TEACHERS": A Path to Educommunication Practices, analyzes how Educommunication and Media Education, in their articulation of theoretical foundations and practical actions, can contribute to continuing teacher education. The relevance of this research lies in the need to design training processes with teachers, not just for them. The central objective is to investigate how these fields of knowledge, at the interface between conception and practice, can foster the training of these professionals. The specific objectives include: exploring the theoretical foundations of Educommunication and Media Education; analyzing the legal framework and curricular guidelines in the Brazilian educational context; and presenting a methodological proposal for collaborative training actions, based on educommunication practices that explore media content with the participants themselves. The theoretical framework establishes a dialogue between Communication, Education, and Technology. Methodologically, this is a qualitative investigation, employing a bibliographic and documentary survey on the topic, complemented by a systematic literature review. The research findings suggest expanding studies and developing a proposal for continuing education for teachers that seeks to link the topic to emancipatory practice and critical appropriation, and suggests that the media be both an object of analysis and an artifact of social transformation. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
| dc.subject | Educação Midiática | pt_BR |
| dc.subject | Formação Docente Continuada | pt_BR |
| dc.subject | Educommunication | pt_BR |
| dc.subject | Media Education | pt_BR |
| dc.subject | Continuing Teacher Education | pt_BR |
| dc.title | Fazer docente: um percurso para práticas educomunicativas | pt_BR |
| dc.title.alternative | Doing with teachers: a path towards educommunicative practices | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Diva Souza | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0257987232283189 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Franco, Aléxia Pádua | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4607042780750206 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Teles, Edilane Carvalho | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9866051501842843 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9616529152708612 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa intitulada “FAZER COM DOCENTES”: um percurso para práticas educomunicativas analisa como a Educomunicação e a Educação Midiática, em sua articulação entre fundamentos teóricos e ações práticas, podem contribuir para a formação continuada docente. A relevância da investigação reside na necessidade de conceber processos formativos junto aos professores, e não apenas para eles. Como objetivo central, busca-se investigar de que modo os referidos campos do conhecimento, na interface concepção-prática, podem fomentar a formação desses profissionais. Os objetivos específicos compreendem: explorar os alicerces teóricos da Educomunicação e da Educação Midiática; analisar o arcabouço legal e as diretrizes curriculares no contexto educacional brasileiro e apresentar uma proposta metodológica para ações formativas colaborativas, fundamentada em práticas educomunicativas que explorem conteúdos midiáticos com os próprios participantes. O referencial teórico estabelece um diálogo entre Comunicação, Educação e Tecnologia e metodologicamente, trata-se de uma investigação qualitativa, que emprega levantamento bibliográfico e documental sobre a temática, complementado por revisão sistemática da literatura. Os achados da pesquisa sugerem a ampliação dos estudos e o desenvolvimento da proposta de formação continuada junto aos professores que busca uma articulação da temática à prática emancipatória, apropriação crítica e sugere que a mídia seja tanto objeto de análise quanto artefato de transformação social. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 80 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.351 | pt_BR |
| dc.crossref.doibatchid | 7c316d48-682e-4d5c-8c5c-10e7e9b45c09 | - |
| dc.subject.autorizado | Educação | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Educação permanente | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Professores - Formação | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| FazerDocentePercurso.pdf | 3.33 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
