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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorOliveira, Angélica Gomes-
dc.date.accessioned2025-09-01T19:04:35Z-
dc.date.available2025-09-01T19:04:35Z-
dc.date.issued2025-07-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Angélica Gomes. LearnVis: Analyzing Higher Education Student Performance through Information Visualization Techniques. 2025. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.459.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46723-
dc.description.abstractO sucesso acadêmico dos alunos no ensino superior é influenciado por diversos atores, como desempenho nas avaliações, frequência às aulas e engajamento com os tópicos ministrados. Nesse contexto, este trabalho apresenta o LearnVis, um sistema de visualização interativa desenvolvido para auxiliar profissionais da educação na análise detalhada do desempenho dos alunos ao longo do curso. O sistema permite explorar diferentes perspectivas, como padrões de frequência, múltiplas tentativas em um mesmo módulo, relação entre faltas e notas, e o impacto de tópicos específicos no sucesso ou fracasso dos alunos. A proposta foi desenvolvida a partir de requisitos e tarefas definidos em conjunto com especialistas da área educacional e aplicado a dados reais de 1.490 estudantes do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia, abrangendo o período de 2009 a 2019. Por meio de estudos de caso, foi possível demonstrar que o LearnVis auxilia na identificação de padrões críticos, destacando situações que podem demandar intervenções, como módulos com altas taxas de reprovação ou grupos de alunos com comportamento de risco. Como contribuição, o sistema oferece suporte à tomada de decisão, auxiliando na criação de estratégias pedagógicas mais assertivas, no aprimoramento do currículo e no aumento da retenção dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineraçãopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStudent Performance Analysispt_BR
dc.subjectEducational Data Analysispt_BR
dc.subjectVisual Analyticspt_BR
dc.subjectInformation Visualizationpt_BR
dc.subjectMultidimensional Projectionpt_BR
dc.subjectAnálise de Desempenho de Alunospt_BR
dc.subjectAnálise de Dados Educacionaispt_BR
dc.subjectAnálise Visualpt_BR
dc.subjectVisualização da Informaçãopt_BR
dc.subjectProjeção Multidimensionalpt_BR
dc.titleLearnVis: Analyzing Higher Education Student Performance through Information Visualization Techniquespt_BR
dc.title.alternativeLearnVis: Analisando o Desempenho de Alunos do Ensino Superior por meio de Técnicas de Visualização de Informaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, José Gustavo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981210260282182pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Rafael Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725pt_BR
dc.contributor.referee2Medina, Jorge Luis Poco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565709349354834pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1463710157045497pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoStudent success in higher education is influenced by several factors, such as academic performance, class attendance, and engagement with course topics. In this context, this work presents LearnVis, an interactive visualization system designed to support education professionals in conducting an in-depth analysis of student performance throughout the academic program. The system enables the exploration of different perspectives, including attendance patterns, multiple attempts in the same module, the relationship between absences and grades, and the impact of specific topics on student success or failure. The system was developed based on requirements and tasks defined in collaboration with education experts and was applied to real data from 1,490 students enrolled in the Information Systems program at the Federal University of Uberlândia, covering the period from 2009 to 2019. Through case studies, the results demonstrate that LearnVis helps identify critical patterns, highlighting situations that may require interventions, such as modules with high failure rates or groups of students exhibiting at-risk behavior. As a contribution, the system provides decision-making support, helping to develop more effective pedagogical strategies, improve curriculum design, and enhance student retention.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration101pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.459pt_BR
dc.orcid.putcode190972303-
dc.crossref.doibatchiddd8527cb-020d-408a-a75d-626c0c736f4b-
dc.subject.odsODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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