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dc.creatorDantas, Beatryz Assunção-
dc.date.accessioned2025-08-25T11:44:07Z-
dc.date.available2025-08-25T11:44:07Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationDANTAS, Beatryz Assunção. A Iniciação Esportiva no Brasil: Uma análise científica das produções acadêmicas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46666-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the academic production related to the key term “sports initiation” in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), categorizing them in terms of objectives and results, with the intention of verifying which themes are most addressed and pointing out the results of the research. Sports initiation is seen as an essential phase for the development of motor, social, cognitive and emotional skills of children and adolescents. This stage can occur in different environments and with different purposes, ranging from basic education to high-performance contexts. For this study, a qualitative literature review was conducted, analyzing 78 academic papers, including theses and dissertations, produced over more than twenty years and distributed across different regions of the country. The data showed a greater concentration of research in the Southeast and South regions, addressing topics such as teacher training, teaching methods, inclusion of people with disabilities, motor development, among others. Despite the advance of scientific publications on the subject, a shortage of effective actions in schools was identified. This highlights the need to increase investments in public policies, structural improvements and ongoing training for Physical Education teachers, in order to ensure a more accessible, creative and transformative sports initiation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIniciação esportivapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleA Iniciação Esportiva no Brasil: Uma análise científica das produções acadêmicas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Sérgio Inácio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562169347266284pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Gislene Alves do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901901852545413pt_BR
dc.contributor.referee2Puga, Guilherme Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305642051022927pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8817860010534234pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar a produção acadêmica relacionada ao termo chave “iniciação esportiva” na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), categorizando-os em termos de objetivos e resultados, com a intenção de verificar quais temáticas são mais abordadas e apontar os resultados das pesquisas. A iniciação esportiva é vista como uma fase essencial para o desenvolvimento das habilidades motoras, sociais, cognitivas e emocionais de crianças e adolescentes. Essa etapa pode se dar em diferentes ambientes e com propósitos variados, indo desde a educação básica até contextos de alto rendimento. Para este estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, analisando 78 trabalhos acadêmicos, entre teses e dissertações, produzidos ao longo de mais de vinte anos e distribuídos por diferentes regiões do país. Os dados mostraram uma maior concentração de pesquisas nas regiões Sudeste e Sul, abordando temas como a formação docente, métodos de ensino, inclusão de pessoas com deficiência, desenvolvimento motor, entre outros. Apesar do avanço de publicações científicas sobre o tema, identificou-se uma escassez de ações efetivas nas escolas. Isso evidencia a necessidade de ampliar investimentos em políticas públicas, melhorias estruturais e formação continuada dos professores de Educação Física, a fim de garantir uma iniciação esportiva mais acessível, criativa e transformadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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