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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46617| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-1030-4398 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Avaliação da Simulação Virtual: Um estudo quase-experimental com graduandos de enfermagem |
| Título(s) alternativo(s): | Evaluation of Virtual Simulation: A quasi-experimental study with nursing undergraduates |
| Autor(es): | Souza, Ester Lara Nunes de |
| Primeiro orientador: | Araújo, Suely Amorim de |
| Primeiro membro da banca: | Malaquias, Bruna Stephanie Sousa |
| Segundo membro da banca: | Holanda, Ricardo Gonçalves de |
| Resumo: | A simulação realística tem se consolidado como uma estratégia inovadora e eficaz no ensino em saúde, especialmente na formação em enfermagem. Este estudo teve como objetivo verificar a efetividade da simulação realística virtual como metodologia de ensino no curso de graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo quase-experimental, com a participação de 24 estudantes matriculados entre o 5º e o 8º período. A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas: (1) aplicação de um pré-teste com questões objetivas sobre o cuidado de pacientes diabéticos em crise de hipoglicemia; (2) aula expositiva dialogada sobre o tema; (3) prática de simulação, em modalidades distintas (baixa fidelidade ou simulação virtual), seguida de debriefing; (4) aplicação do pós-teste com as mesmas questões do pré-teste; e (5) preenchimento individual da Escala de Experiência com Simulação, elaborada com base em instrumentos validados como o DASH©, Debriefing Experience Scale, Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning e ESECS (Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas). A análise dos dados incluiu estatísticas descritivas para caracterização da amostra e testes não paramétricos, com uso do coeficiente de correlação de Spearman (r), considerando nível de significância de α = 0,05. A média de idade no Grupo 1 foi de 26,17 anos (DP = 5,92) e, no Grupo 2, de 25,00 anos (DP = 5,44). A simulação virtual, assim como a simulação de baixa fidelidade, foi bem avaliada, indicando alto engajamento, percepção positiva, estímulo ao raciocínio clínico e à tomada de decisões em tempo real. No entanto, observou-se correlação negativa significativa entre o desempenho prático e os resultados teóricos do pós-teste em ambas, o que sugere dificuldades na integração entre teoria e prática. Conclui-se que, embora com abordagens diferentes, ambas as metodologias proporcionaram experiências de aprendizagem positivas, com potencial para fortalecer competências clínicas relevantes na formação em enfermagem. |
| Abstract: | Realistic simulation has established itself as an innovative and effective strategy in health education, especially in nursing training. This study aimed to verify the effectiveness of virtual realistic simulation as a teaching methodology in undergraduate nursing courses. This is a quasi-experimental study involving 24 students enrolled between the 5th and 8th semesters. The research was developed in five stages: (1) application of a pre-test with objective questions about the care of diabetic patients in hypoglycemic crisis; (2) interactive lecture on the topic; (3) simulation practice, in different modalities (low fidelity or virtual simulation), followed by debriefing; (4) administration of a post-test with the same questions as the pre-test; and (5) individual completion of the Simulation Experience Scale, developed based on validated instruments such as DASH©, Debriefing Experience Scale, Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning, and ESECS (Simulated Clinical Experience Satisfaction Scale). Data analysis included descriptive statistics to characterize the sample and nonparametric tests, using Spearman's correlation coefficient (r), considering a significance level of α = 0.05. The average age in Group 1 was 26.17 years (SD = 5.92) and in Group 2, 25.00 years (SD = 5.44). The virtual simulation, as well as the low-fidelity simulation, was well evaluated, indicating high engagement, positive perception, stimulation of clinical reasoning, and real-time decision-making. However, a significant negative correlation was observed between practical performance and theoretical post-test results in both, suggesting difficulties in integrating theory and practice. It is concluded that, although with different approaches, both methodologies provided positive learning experiences, with the potential to strengthen relevant clinical skills in nursing education. |
| Palavras-chave: | Treinamento por simulação Educação em enfermagem Pesquisa de educação em enfermagem estudantes de enfermagem |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SOUZA, Ester Lara Nunes de. Avaliação da Simulação Virtual: Um estudo quase-experimental com graduandos de enfermagem. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46617 |
| Data de defesa: | 2-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
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| Avaliação_da_simulção_virtual.pdf | Monografia | 399.42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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