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dc.creatorSuzigan, Dominic Henrique dos Santos-
dc.creatorSantos, Gabrielly Carvalho dos-
dc.date.accessioned2025-08-07T11:31:47Z-
dc.date.available2025-08-07T11:31:47Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabrielly Carvalho; et. al. Avaliação em crianças de 6 a 8 anos em fase escolar. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46573-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectinfânciapt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectfisioterapiapt_BR
dc.titleAvaliação em crianças de 6 a 8 anos em fase escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Kishi, Marcos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2333440373816942pt_BR
dc.contributor.advisor1Biagini, Angelo Piva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592633534668682pt_BR
dc.contributor.referee1Biagini, Angelo Piva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592633534668682pt_BR
dc.contributor.referee2Kishi, Marcos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2333440373816942pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento motor de crianças em idade escolar, com idades entre 6 e 8 anos, atendidas por uma instituição do terceiro setor em Uberlândia. Utilizou-se a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Rosa Neto como instrumento de avaliação, considerando aspectos como motricidade fina e grossa, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal, e lateralidade. A amostra foi composta por 48 crianças, sendo 20 do sexo masculino e 28 do sexo feminino. Os resultados evidenciaram que a maioria das crianças apresentou desenvolvimento motor dentro da média esperada para a idade. No entanto, uma parcela significativa demonstrou atrasos motores, com defasagens de até 44 meses em relação à idade cronológica. As meninas apresentaram desempenho superior em todas as categorias analisadas. A alta incidência de lateralidade cruzada e indefinida também foi observada, sugerindo possíveis dificuldades na organização motora. Conclui-se que é essencial o acompanhamento contínuo do desenvolvimento motor infantil, sobretudo em contextos vulneráveis, para que sejam planejadas intervenções precoces e eficazes que garantam o pleno desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFisioterapiapt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Fisioterapia

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