Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46556
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGerardi, João Victor Guizi-
dc.date.accessioned2025-08-05T13:31:58Z-
dc.date.available2025-08-05T13:31:58Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationGERARDI, João Victor Guizi. Análise de padrão em base de dados de monitoramento de rodovias. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46556-
dc.description.abstractThis study aims to analyze patterns from a road monitoring database, applying computational techniques to process and interpret data collected by the private company responsible for managing highways BR-365 and BR-364. The information is extracted from the geographical coordinates of monitored vehicles based on data provided by the concessionaire, enabling the identification of traffic patterns, as well as segments where there are gaps in monitoring coverage and in the effectiveness of the service provided by the concessionaire. Data processing and organization were carried out using Python, PostgreSQL, and some reverse geocoding APIs for this analysis. The adopted methodology included the creation of a database, adaptation of records, and application of statistical techniques to assess the regularity of monitoring. The results showed that although some regions exhibit satisfactory coverage in a general analysis, when examining specific points, there are segments with significant monitoring failures by the concessionaire, and greater attention should be given to these areas. It is concluded that data analysis plays a fundamental role in optimizing road management, allowing concessionaires to direct investments to improve monitoring and ensure greater safety for road users. The study also suggests improvements in monitoring infrastructure and the use of more robust technologies to mitigate failures in data collection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subjectRodoviapt_BR
dc.subjectHighwaypt_BR
dc.subjectConcessionária de rodoviaspt_BR
dc.subjectRoad concessionairept_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectAnalysispt_BR
dc.titleAnálise de padrão em base de dados de monitoramento de rodoviaspt_BR
dc.title.alternativePattern analysis in highway monitoring databasept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Escarpinati, Mauricio Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5939941255055989pt_BR
dc.contributor.referee1Travençolo, Bruno Augusto Nassif-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2590427557264952pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Luiz Gustavo Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2546751023256424pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar padrões de um banco de dados de monitoramento de rodovias, aplicando técnicas computacionais para processar e interpretar dados coletados pela concessionária responsável pela administração da BR-365 e BR-364. As informações são extraídas das coordenadas geográficas dos veículos monitorados de uma base de dados fornecidas pela concessionária, possibilitando a identificação de padrões de tráfego, bem como trechos onde há lacunas na cobertura do monitoramento e na efetividade do serviço prestado pela concessionária. O processamento e a organização dos dados foram feitos utilizando Python, PostgreSQL e algumas APIs de geocodificação reversa para esta análise. A metodologia adotada foi a criação de um banco de dados, adaptação de registros e aplicação de estatísticas para avaliação da regularidade do monitoramento. Os resultados mostraram que embora algumas regiões apresentem cobertura satisfatória em uma análise mais geral quando se observam pontos específicos, há trechos com falhas significativas no seu monitoramento pela concessionária e maior atenção deve ser dada a essas áreas. Conclui-se que a análise de dados tem papel fundamental na otimização da gestão das rodovias, permitindo que as concessionárias direcionem os investimentos para melhorar o monitoramento e garantir maior segurança aos usuários das rodovias. O estudo também sugere melhorias na infraestrutura de monitoramento e o uso de tecnologias mais robustas para mitigar falhas na coleta de dados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode189306673-
Aparece en las colecciones:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnalisePadraoBase.pdfTCC4.43 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons