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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46556Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gerardi, João Victor Guizi | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-05T13:31:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-05T13:31:58Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| dc.identifier.citation | GERARDI, João Victor Guizi. Análise de padrão em base de dados de monitoramento de rodovias. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46556 | - |
| dc.description.abstract | This study aims to analyze patterns from a road monitoring database, applying computational techniques to process and interpret data collected by the private company responsible for managing highways BR-365 and BR-364. The information is extracted from the geographical coordinates of monitored vehicles based on data provided by the concessionaire, enabling the identification of traffic patterns, as well as segments where there are gaps in monitoring coverage and in the effectiveness of the service provided by the concessionaire. Data processing and organization were carried out using Python, PostgreSQL, and some reverse geocoding APIs for this analysis. The adopted methodology included the creation of a database, adaptation of records, and application of statistical techniques to assess the regularity of monitoring. The results showed that although some regions exhibit satisfactory coverage in a general analysis, when examining specific points, there are segments with significant monitoring failures by the concessionaire, and greater attention should be given to these areas. It is concluded that data analysis plays a fundamental role in optimizing road management, allowing concessionaires to direct investments to improve monitoring and ensure greater safety for road users. The study also suggests improvements in monitoring infrastructure and the use of more robust technologies to mitigate failures in data collection. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Monitoramento | pt_BR |
| dc.subject | Monitoring | pt_BR |
| dc.subject | Rodovia | pt_BR |
| dc.subject | Highway | pt_BR |
| dc.subject | Concessionária de rodovias | pt_BR |
| dc.subject | Road concessionaire | pt_BR |
| dc.subject | Análise | pt_BR |
| dc.subject | Analysis | pt_BR |
| dc.title | Análise de padrão em base de dados de monitoramento de rodovias | pt_BR |
| dc.title.alternative | Pattern analysis in highway monitoring database | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Escarpinati, Mauricio Cunha | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5939941255055989 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Travençolo, Bruno Augusto Nassif | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2590427557264952 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Martins, Luiz Gustavo Almeida | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2546751023256424 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar padrões de um banco de dados de monitoramento de rodovias, aplicando técnicas computacionais para processar e interpretar dados coletados pela concessionária responsável pela administração da BR-365 e BR-364. As informações são extraídas das coordenadas geográficas dos veículos monitorados de uma base de dados fornecidas pela concessionária, possibilitando a identificação de padrões de tráfego, bem como trechos onde há lacunas na cobertura do monitoramento e na efetividade do serviço prestado pela concessionária. O processamento e a organização dos dados foram feitos utilizando Python, PostgreSQL e algumas APIs de geocodificação reversa para esta análise. A metodologia adotada foi a criação de um banco de dados, adaptação de registros e aplicação de estatísticas para avaliação da regularidade do monitoramento. Os resultados mostraram que embora algumas regiões apresentem cobertura satisfatória em uma análise mais geral quando se observam pontos específicos, há trechos com falhas significativas no seu monitoramento pela concessionária e maior atenção deve ser dada a essas áreas. Conclui-se que a análise de dados tem papel fundamental na otimização da gestão das rodovias, permitindo que as concessionárias direcionem os investimentos para melhorar o monitoramento e garantir maior segurança aos usuários das rodovias. O estudo também sugere melhorias na infraestrutura de monitoramento e o uso de tecnologias mais robustas para mitigar falhas na coleta de dados. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Sistemas de Informação | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 38 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 189306673 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia) | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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