Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46532
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLemes, Heloisa de Melo-
dc.date.accessioned2025-08-01T12:14:40Z-
dc.date.available2025-08-01T12:14:40Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationLEMES, Heloisa de Melo. Análise da influência da composição e vazão na perda de carga de gás natural em gasodutos. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46532-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerda de cargapt_BR
dc.subjectgás naturalpt_BR
dc.subjectTransporte de gáspt_BR
dc.titleAnálise da influência da composição e vazão na perda de carga de gás natural em gasodutospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the influence of composition and flow on natural gas load loss in gas pipelinespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Neiro, Sergio Mauro da SIlva-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=A6EA19D1B72BC5D4143D8D13F6A8E757.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Gedraite, Rubens-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Thiago Vaz da-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a influência da composição química e da vazão no comportamento da perda de carga em gasodutos. Para tal, utilizou-se uma abordagem combinada de modelagem matemática e simulações computacionais. A modelagem matemática foi fundamentada na equação de Darcy-Weisbach, com adaptações para fluidos compressíveis, incorporando efeitos de densidade variável e aceleração do fluido. Paralelamente, foram realizadas simulações no software AVEVA PRO II, utilizando a equação de estado de Peng-Robinson, adequada para hidrocarbonetos em alta pressão. O estudo de caso considerou um gasoduto hipotético de 134,76 km, ligando São Carlos a Campinas, com variações altimétricas de até 372 metros, operando sob pressões entre 60 e 105 bar e com vazões diárias de 12.000.000 Nm³ e 16.000.000 Nm³. Os resultados indicam que a perda de carga é sensível à composição do gás, sendo mais pronunciada em misturas com maior massa molar e densidade. Fatores como trocas térmicas com o ambiente e variações de velocidade também se mostraram significativos no desempenho do transporte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Químicapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.orcid.putcode189080451-
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseInfluênciaComposição.pdf3.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.