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dc.creatorFraga, Davi Judá de Souza-
dc.date.accessioned2025-07-25T13:58:07Z-
dc.date.available2025-07-25T13:58:07Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationFRAGA, Davi Judá de Souza. Análise de integridade de dutos rígidos sujeitos à corrosão generalizada empregando inteligência artificial. 2025. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.323.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46495-
dc.description.abstractThe phenomenon of corrosion is a recurrent problem in the oil and gas industries, where unexpected failures can cause damage and failures of the components, affecting the safety and lives of users. In this case, by considering that, the degradation processes in such industries occur by physico-chemical phenomena capable of completely degrading the walls of pipes and ducts, these industries have been spent significant amounts of money in inspections and equipments of it with the aim of monitoring their assets suffering from corrosion. Thus, this work aims to use artificial intelligence (AI) approaches combined with statistics to estimate remaining useful life (RUL) of subsea pipelines subjected to general corrosion processes. The proposed methodology incorporates extreme value methods to generate synthetic data by using bootstrap methods to enrich the initial data for training and test the neural networks. This strategy proposed in this study has demonstrated efficiently due to the poor historical initial data available by performing non destructive testing (NDT) inspection data by the industries. In the quest for the neural network approach, it has been used the so-called Multilayer Perceptron (MLP) taking into account the wall thickness measurements over the equipment’s operational period as parameter for a time series analysis. The proposed methodology showed results with a mean absolute error of around 23,75% when compared with the 2024 inspection. Finally, the RUL estimated by the proposed method has compared with the classical t-student method and semi-probabilistic approach, showing the remaining life prediction in each methodology.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectVida remanescentept_BR
dc.subjectRemaining useful Lifept_BR
dc.subjectEnsaios não destrutivospt_BR
dc.subjectNon-destructive Testingpt_BR
dc.subjectDados sintéticospt_BR
dc.subjectSynthetic datapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.titleAnálise de integridade de dutos rígidos sujeitos à corrosão generalizada empregando inteligência artificialpt_BR
dc.title.alternativeIntegrity analysis of rigid pipelines subjected to generalized corrosion using artificial intelligencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Antônio Marcos Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632660969306570pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Marcus Antonio Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9030389274220180pt_BR
dc.contributor.referee2Koroishi, Edson Hideki-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9465293262026260pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1301199492924390pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoGrande parte dos hidrocarbonetos produzidos em ambiente offshore é transportado através de dutos rígidos submarinos. Entretanto, tais sistemas estão frequentemente sujeitos à corrosão, podendo levar a acidentes graves e/ou catástrofes. Neste sentido, muitos esforços têm sido feitos pelas indústrias do petróleo e gás afim de evitar tais incidentes, além da redução significativa dos custos com inspeções. Tendo em vista esse objetivo técnicas de inspeção e ferramentas estatísticas para avaliar a integridade física dos dutos são amplamente utilizadas na indústria. Atualmente, a principal forma de monitorar a corrosão é através de inspeções regulares realizadas nas linhas de dutos rígidos. Nos chamados dutos pigáveis, essas inspeções são realizadas com o uso de um equipamento de ensaio não destrutivo conhecido como PIG (Pipeline Inspection Gauge). Esse equipamento é capaz de realizar a limpeza interna do duto e coletar informações da perda de espessura desse tipo de ativo. Contudo, devido ao alto custo, tais inspeções são realizadas seguindo um cronograma estabelecido pelos engenheiros de manutenção. Eles definem as datas de inspeção a partir dos dados obtidos pelo PIG, e através de métodos estatísticos de previsão de vida remanescente (RUL- Remaining Useful Life) eles fazem previsões sobre o tempo útil de tais sistemas com um dado nível de confiança. No entanto, tais métodos tendem a ser extremamente conservadores, o que ocasiona em um maior número de inspeções nos dutos, elevando os gastos da produção. Tendo em vista esse cenário, o presente trabalho sugere a utilização de uma metodologia híbrida, que combina a geração de dados sintéticos usando estatística com ferramentas de inteligência artificial (IA) para estimar a vida remanescente de dutos rígidos pigáveis. Os dados de inspeção obtidos nos ensaios serão utilizados para a determinação da vida remanescente e para a validação da metodologia. Os resultados obtidos mostram que, tal metodologia consegue seguir a tendência de crescimento da profundidade de corrosão na parede do oleoduto, sendo bastante promissora para a sua extensão para o caso de dutos não pigáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration79pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::MECANICA DOS CORPOS SOLIDOS, ELASTICOS E PLASTICOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.323pt_BR
dc.crossref.doibatchideb6e7507-a8af-4a04-8017-3abe4a1f9a44-
dc.subject.autorizadoEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
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