Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46481
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-3540-4297
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Engajamento cívico na governança pública: uma investigação sobre a participação popular a partir dos conselhos gestores da microrregião de Ituiutaba
Título (s) alternativo (s): Civic engagement in public governance: an investigation into popular participation from the management councils of the Ituiutaba microregion
Compromiso cívico en la gobernanza pública: una investigación sobre la participación popular desde los consejos gestores de la microrregión de Ituiutaba
Autor: Monteiro, Nathaly de Oliveira
Primer orientador: Tizziotti, Catarine Palmieri Pitangui
Primer miembro de la banca: Giarola, Eduardo
Segundo miembro de la banca: Betanho, Cristiane
Resumen: O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise da participação popular nos municípios que formam a microrregião de Ituiutaba, Minas Gerais, através da identificação, com base na Lei Orgânica e nos sítios da web dos municípios pesquisados, da quantidade e da composição de seus Conselhos Gestores. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados revelam deficiências na disponibilização de mecanismos que estimulem a participação popular na governança pública, devido à falta de informações acessíveis e compreensíveis, dispersas em diferentes locais e apresentadas em linguagem complexa. Além disso, há dificuldades de contato com as prefeituras, que frequentemente não respondem às demandas enviadas pelos canais de atendimento. Isso cria obstáculos para cidadãos interessados em participar ativamente nos conselhos gestores municipais, podendo resultar na desistência da participação popular por meio dos Conselhos Gestores.
Palabras clave: Participação Popular
Governança Pública
Conselhos Gestores
Microrregião de Ituiutaba
Triângulo Mineiro
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MONTEIRO, Nathaly de Oliveira. Engajamento cívico na governança pública: uma investigação sobre a participação popular a partir dos conselhos gestores da microrregião de Ituiutaba. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46481
Fecha de defensa: 30-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EngajamentoCívicoGovernança.pdfTCC642.24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.