Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46479
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMelo, Kamila Batista de-
dc.date.accessioned2025-07-24T13:13:59Z-
dc.date.available2025-07-24T13:13:59Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationMELO, Kamila Batista de. Capacitação de mulheres empreendedoras: proposta de treinamento piloto considerando as interseccionalidades e avaliando a efetividade. 2025. 210 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.278.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46479-
dc.description.abstractEntrepreneurship, a key driver of economic and social development, has garnered substantial attention, with growing emphasis on female entrepreneurship in the Brazilian context, given its relevance to economic autonomy, gender equity, and the fight against structural inequalities. This study presents the development and evaluation of a pilot training program aimed at women entrepreneurs, considering intersectionalities and assessing its effectiveness based on behavioral scales and financial knowledge measures, using both quantitative and qualitative data. A mixed-methods approach was employed, integrating a systematic literature review and empirical research with 26 women with at least two years of entrepreneurial experience across diverse sectors and earning up to 4.5 minimum wages. The training program was evaluated across three phases (pre-test, post-test 1, post-test 2, and follow-up) and involved the application of psychometric scales, discussion circles, and semi-structured interviews. The results revealed significant improvements in entrepreneurial competencies, financial planning, and decision-making confidence, as well as strengthened support networks and greater business sustainability. In addition to confirming the effectiveness of the intervention model, the findings highlight the need for more inclusive public policies and educational practices that are sensitive to the specificities of women entrepreneurs. The study contributes to the promotion of gender equality, quality education, and the reduction of inequalities, in alignment with the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo femininopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.titleCapacitação de mulheres empreendedoras: proposta de treinamento piloto considerando as interseccionalidades e avaliando a efetividadept_BR
dc.title.alternativeTraining women entrepreneurs: a pilot programme proposal considering intersectionalities and assessing effectivenesspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Veiga, Heila Magali da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3040432809028012pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Luciana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1072570939218844pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Raíssa Bárbara Nunes Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4472467454801323pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6903141409143506pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO empreendedorismo, um motor-chave do desenvolvimento econômico e social, tem atraído atenção substancial, com ênfase crescente no empreendedorismo feminino no contexto brasileiro, dada sua relevância para a autonomia econômica, a equidade de gênero e o enfrentamento das desigualdades estruturais. Este estudo apresenta o desenvolvimento e a avaliação de um programa piloto de treinamento voltado para mulheres empreendedoras, considerando as interseccionalidades e avaliando sua efetividade com base em escalas comportamentais e medidas de conhecimento financeiro utilizando dados quantitativos e qualitativos. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica multimétodo, integrando revisão sistemática da literatura e um estudo empírico e intervenção com 26 mulheres com ao menos dois anos de experiência empreendedora em diversos segmentos e com renda de até 4,5 salários-mínimos. O treinamento realizado foi avaliado em três fases (pré-teste, pós-teste 1, pós-teste 2 e follow-up) e envolveu aplicação de escalas psicométricas, roda de conversa e entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram melhorias significativas nas competências empreendedoras, no planejamento financeiro, na confiança para tomada de decisão, bem como o fortalecimento das redes de apoio e maior sustentabilidade dos negócios. Além de confirmar a eficácia do modelo de intervenção, os achados evidenciam a necessidade de políticas públicas e práticas educativas mais inclusivas e sensíveis às especificidades das mulheres empreendedoras. O estudo contribui para a promoção da igualdade de gênero, da educação de qualidade e da redução das desigualdades, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration209pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsIremos publicar o estudo em um periódico.pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.278pt_BR
dc.crossref.doibatchideb6e7507-a8af-4a04-8017-3abe4a1f9a44-
dc.subject.autorizadoPsicologiapt_BR
dc.subject.autorizadoMulheres - Empregopt_BR
dc.subject.autorizadoEmpreendedorismopt_BR
dc.description.embargo2027-05-30pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CapacitaçãoMulheresEmpreendedoras.pdf
  Until 2027-05-30
1.67 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons