Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Lilian Cristina Caixeta-
dc.date.accessioned2025-07-23T16:50:18Z-
dc.date.available2025-07-23T16:50:18Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationCUNHA. Lilian Cristina Caixeta. Comunicação Pública e Tecnologia em Saúde: Business Intelligence da Assessoria de Comunicação Social da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5156pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46471-
dc.description.abstractPublic health communication occurs in the public and/or private sphere. With this in mind, the research focused on the actions of the public department, specifically on the Regional Health Superintendence of Uberlândia, one of the administrative units of the State Department of Health of Minas Gerais. This study, within the research line on Communication Technologies and Interfaces of the Postgraduate Program in Technologies, Communication, and Education at the Federal University of Uberlândia (PPGCE/FACED/UFU), aims to demonstrate the importance of using digital technology for the production of government public health communication content by the Social Communication Advisory, directed at the press, considered one of the priority stakeholders. The methodology was based on qualitative research principles, being observant participation, descriptive and experimental, and throughout the report, concepts of public health communication and Business Intelligence (BI) were explored and interconnected with press office and organizational communication. The project resulted in the development of a product, that is a model, called Business Intelligence from the Social Communication Office of the Regional Health Superintendency of Uberlândia, which systematizes content demanded by media outlets (clipping and press service), correlating it with the production of institutional materials and providing facilitated analysis for strategic planning in the sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectComunicação públicapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectAssessoria de comunicação socialpt_BR
dc.subjectBusiness intelligencept_BR
dc.subjectAssessoria de imprensapt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleComunicação Pública e Tecnologia em Saúde: Business Intelligence da Assessoria de Comunicação Social da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativePublic Comunication and Health Technology: Business Intelligence of the Social Communication Advisory of the Regional Health Superintendence of Uberlândiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515433725914811pt_BR
dc.contributor.referee1Tonus, Mirna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815pt_BR
dc.contributor.referee2Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/2664701896506145pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1821570368224803pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA comunicação pública em saúde ocorre no âmbito público e/ou privado. Pensando nessa correlação, a pesquisa foi direcionada para a atuação do órgão público, mais especificamente para Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, que é uma das unidades administrativas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O estudo, apresentado na linha de pesquisa sobre Tecnologias e Interfaces da Comunicação do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCE/FACED/UFU), buscou demonstrar a importância do uso da tecnologia digital para a produção do conteúdo de Comunicação Pública (CP) governamental em saúde pela Assessoria de Comunicação Social, direcionado para a imprensa, considerado um dos públicos prioritários. Quanto à metodologia, possui viés aplicado, abordagem qualitativa, sendo de observação participante, descritiva e experimental. Ao longo do relatório foram levantados conceitos de comunicação pública em saúde e Business Intelligence (BI ou Inteligência de Negócio), interligados com as áreas de assessoria de imprensa e comunicação organizacional. A proposta traz o desenvolvimento do produto, que é um modelo, nomeado Business Intelligence da Assessoria de Comunicação Social da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, que reúne e sistematiza o conteúdo que está sendo pautado e demandado pelos veículos de comunicação (clipping e atendimento de imprensa), correlacionando com a produção de matérias institucionais, proporcionando uma análise facilitada para o planejamento estratégico do setor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration108pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5156pt_BR
dc.crossref.doibatchideb6e7507-a8af-4a04-8017-3abe4a1f9a44-
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComunicacaoPublicaTecnologia.pdf4.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons