Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuadagnin, Graziela-
dc.date.accessioned2025-07-23T16:42:21Z-
dc.date.available2025-07-23T16:42:21Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationGUADAGNIN, Graziela. Os benefícios emocionais, sociais e de autoexpressão como associações aspiracionais no branding: um estudo sobre a cocriação de significados de marcas por migrantes gaúchos. 2025. 151 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.221.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46470-
dc.description.abstractBrands are true repositories of symbolic meanings, playing a central role in the construction of personal and collective identity. This study investigates the relationship between gaúcho migrants and brands from Rio Grande do Sul, aiming to understand how this dynamic influences formation of personal and collective identity, fosters a sense of belonging, and how companies can leverage this context to anchor their brands in authentic relevant elements, thereby strengthen them. The premise is that migration involves physical distance but not emotional detachment from one’s place of origin, leading individuals to value and resignify regional brands as identity anchors that evoke a sense of belonging. Memory emerges as a pivotal pillar, evoking established discourses tied to brand consumption and sustaining the migrant’s identity. Employing a qualitative approach, this research utilizes in-depth interview with a Gaúcho migrant to map their behavioral and emotional patterns linked to consuming Rio Grande do Sul brands. Results, analyzed through French-oriented Discourse Analysis and aligned with theoretical framework, objectives, and research questions, reveal that the meanings attributed by the migrant to certain brands transcend functional benefits, encompassing emotional, social, and self-expressive benefits. As contributions, the study organizes the emotional, social, and self-expressive benefits associated tied to gaúcho brands and defines the buyer persona of the gaúcho migrants, thereby providing support for the formulation of business and branding strategies. The study concludes that the relationship between migrants and the consumption of regional brands constitutes a strategic opportunity for companies, enabling regional brands to consolidate as strong brands while simultaneously supporting migrants in the formation, affirmation, and valuing of personal and collective identity.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMigrantept_BR
dc.subjectMigrantpt_BR
dc.subjectCocriação de significados de marcapt_BR
dc.subjectCo-creation of brand meaningspt_BR
dc.subjectBrandingpt_BR
dc.subjectBrandingpt_BR
dc.subjectBenefícios de marcapt_BR
dc.subjectBrand benefitspt_BR
dc.subjectAspirational brand associationspt_BR
dc.subjectAssociações aspiracionais de marcapt_BR
dc.titleOs benefícios emocionais, sociais e de autoexpressão como associações aspiracionais no branding: um estudo sobre a cocriação de significados de marcas por migrantes gaúchospt_BR
dc.title.alternativeEmotional, social, and self-expression benefits as aspirational associations in branding: a study on the co-creation of brand meanings by migrants from Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeBeneficios emocionales, sociales y de autoexpresión como asociaciones aspiracionales en el branding: un estudio sobre la co-creación de significados de marca por parte de migrantes de Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Marcelo Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944017312412221pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Marcelo Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944017312412221pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Raquel Timponi Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9926598636280665pt_BR
dc.contributor.referee3Hiller, Marcos Roberto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0501244165404745pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6891111272845629pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoMarcas são verdadeiros repositórios de significados simbólicos, desempenhando papel central na construção da identidade pessoal e coletiva. Este estudo investiga a relação entre migrantes gaúchos e marcas do Rio Grande do Sul, visando compreender como essa dinâmica influencia a constituição da identidade pessoal e coletiva, promove o sentimento de pertencimento e como as empresas podem aproveitar esse contexto para ancorar suas marcas em elementos de fato relevantes, fortalecendo-as. Parte-se da premissa de que a migração implica um distanciamento físico, mas não emocional do lugar de origem, levando os indivíduos a valorizar e ressignificar marcas regionais como âncoras identitárias, que afloram um sentimento de pertencimento. A memória destaca-se como pilar central, ao evocar discursos já estabelecidos relacionados ao consumo de marcas, sustentando a identidade do migrante. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevista em profundidade com um migrante gaúcho para mapear seu repertório comportamental e emocional associado ao consumo de marcas do Rio Grande do Sul. Os resultados, analisados por meio da Análise do Discurso de orientação francesa e alinhados ao referencial teórico, objetivos e questões de pesquisa, revelam que os significados atribuídos pelo migrante a certas marcas transcendem benefícios funcionais, abrangendo benefícios emocionais, sociais e de autoexpressão. Como contribuições, o estudo organiza os benefícios emocionais, sociais e de autoexpressão associados a essas marcas gaúchas e define a buyer persona do migrante gaúcho, oferecendo subsídios para a formulação de estratégias empresariais e de branding. O estudo conclui que a relação entre migrantes e o consumo de marcas regionais configura uma oportunidade estratégica para as empresas, permitindo que marcas regionais se consolidem como marcas fortes, ao mesmo tempo que apoiam os migrantes na constituição, afirmação e valorização da identidade pessoal e coletiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration151pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.221pt_BR
dc.crossref.doibatchideb6e7507-a8af-4a04-8017-3abe4a1f9a44-
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BenefíciosEmocionaisSociais.pdf3.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.