Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46401
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Stéfany Antonia-
dc.date.accessioned2025-07-11T15:33:38Z-
dc.date.available2025-07-11T15:33:38Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.citationSILVA, Stéfany Antonia. A graduação em dança e as pessoas com deficiência(PCDs): Uma reflexão sobre o ponto de vista de PCDs na cidade de Uberlândia.2025. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46401-
dc.description.abstractThe main objective of this Thesis was to identify whether dancers with physical, visual, and hearing disabilities, aged 16 and older, residing in the city of Uberlândia/MG, are interested in pursuing a degree in dance and if they face difficulties in achieving this goal. The research has a qualitative approach, with an analytical perspective based on ethnography. The specific objectives are: a) to identify and list students with physical, auditory, and visual disabilities, starting at age 16, who study dance in Uberlândia; b) to conduct interviews with these individuals to find out if they are interested in pursuing a degree in dance at UFU; c) to analyze, based on participant observation and the responses given in semi-structured interviews, whether these individuals face any difficulties in pursuing a degree in dance, what their socioeconomic/family context is, what their experience in dance is, and whether there is an interest in pursuing a degree at UFU. Within the scope of the research, three people were interviewed, whose information supported the reflections presented in the text. The starting point for these reflections was the questions that specified the research problems. Conducting this research made it possible to identify that to reach a university dance course, a person with a disability needs to overcome various obstacles still present in multiple social spaces. It was also noted that despite various inclusion policies existing at UFU, there has been little interest from people with disabilities living in the city in pursuing a degree in dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectGraduação em dançapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectA person with Disabilitiespt_BR
dc.subjectUndergraduate degree in dancept_BR
dc.titleA graduação em dança e as pessoas com deficiência (PCDs): Uma reflexão sobre o ponto de vista de PCDs na cidade de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2350535747951507pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Vivian Vieira Peçanha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9071148381102652pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Jarbas Siqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8633520438663625pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6244842008270788pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso foi identificar se os(as) dançarinos com deficiência física, visual e auditiva, com idade a partir de 16 anos, residentes na cidade de Uberlândia/MG, têm interesse em cursar uma graduação em dança e se enfrentam dificuldades para alcançar esse fim. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com uma perspectiva de análise pautada na etnografia. Os objetivos específicos são: a) identificar e elencar os alunos com deficiência física, auditiva e visual, a contar de 16 anos, que estudam dança em Uberlândia; b) realizar entrevistas com essas pessoas a fim de saber se têm interesse em fazer uma graduação em dança na UFU; c) analisar, com base na observação participante e nas respostas dadas nas entrevistas semiestruturadas, se essas pessoas enfrentam alguma dificuldade para cursar uma graduação em dança, qual é o contexto socioeconômico/familiar, qual é a experiência em dança e se há o interesse de cursar uma graduação na UFU. Dentro do recorte da pesquisa foram entrevistadas três pessoas, cujas informações deram sustentação às reflexões apresentadas no texto. Adotou-se como ponto de partida para estas reflexões as perguntas que especificaram os problemas de pesquisa. A realização dessa pesquisa possibilitou identificar que para chegar a um curso universitário de dança uma pessoa com deficiência precisa conseguir superar diversos obstáculos ainda presentes em múltiplos espaços sociais. Percebeu-se ainda que apesar de diversas políticas de inclusão existentes na UFU, ainda não houve interesse de PcD’s, residentes na cidade, em cursar o bacharelado em dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDançapt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode187782345-
Appears in Collections:TCC - Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A graduação em dança e as pessoas com deficiência.pdf1.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.