Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46364
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSantos, José Severino dos-
dc.date.accessioned2025-07-09T12:00:59Z-
dc.date.available2025-07-09T12:00:59Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationSANTOS, José Severino dos. Bingo da Função do 1º Grau: Uma proposta auxiliar na aprendizagem de funções lineares. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46364-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFunção do primeiro graupt_BR
dc.subjectJogo educativopt_BR
dc.subjectAtividade lúdicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleBingo da Função do 1º Grau: Uma proposta auxiliar na aprendizagem de funções linearespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Bruno Andrade de-
dc.contributor.advisor1LattesDoutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil(2022) Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia , Brasilpt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Raildo Santos de-
dc.contributor.referee1LattesDoutorado em ENGENHARIA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2022) Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Brasilpt_BR
dc.contributor.referee2Coimbra, Wendhel Raffa-
dc.contributor.referee2LattesDoutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Brasil(2016) Professor Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba , Brasilpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a construção e aplicação de um bingo educativo como estratégia lúdica para o ensino de funções lineares do primeiro grau no ensino médio. Teve como objetivo investigar de que maneira uma atividade lúdica pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo matemático, promovendo maior engajamento dos estudantes. A metodologia envolveu a elaboração de um jogo com 40 cartelas numeradas e 50 fichas com diferentes elementos das funções lineares, como coeficiente angular, coeficiente linear e valores atribuídos à variável x. A atividade foi aplicada em três turmas do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual em Uberlândia, Minas Gerais, utilizando a plataforma digital Wordwall para o sorteio das fichas, o que proporcionou uma dinâmica interativa. Os resultados indicaram que os estudantes demonstraram maior interesse e participação nas aulas, além de uma melhor compreensão dos conceitos abordados. A experiência evidenciou que o uso de jogos pode contribuir significativamente para a construção do conhecimento matemático, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo. Conclui-se que o bingo das funções do primeiro grau é uma ferramenta pedagógica eficaz, capaz de promover a aprendizagem de maneira criativa, motivadora e contextualizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration65pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode187654921-
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BingoFunção1ºGrau.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2.93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.