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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGuimarães, Túlio Bonifácio-
dc.date.accessioned2025-07-07T12:42:44Z-
dc.date.available2025-07-07T12:42:44Z-
dc.date.issued2025-05-28-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Túlio Bonifácio. Os efeitos dos traços de personalidade e da educação financeira na tomada de decisão financeira. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.342.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46352-
dc.description.abstractTo gain a deeper understanding of the motivations behind individual investment decisions, considering the perspective of the Big Five Personality Model (extraversion, agreeableness, conscientiousness, neuroticism, openness to experience), the objective of this study is to investigate how personality traits and financial education levels of investors are associated with their financial decision-making regarding investments. To this end, a questionnaire was applied to measure the sociodemographic profile, financial attitude, financial behavior, financial knowledge, personality traits, and investment decisions of public servants from the Municipality of Uberlândia. Key findings revealed that both personality traits and components of financial education (attitude, behavior, and knowledge) are associated with investment decisions. Openness to experience showed a positive relationship with investments in equities and real estate, while neuroticism was associated with portfolio diversification, suggesting a more cautious approach. Extraversion, on the other hand, had a negative effect on the allocation to higher-risk assets. Regarding financial education, more proactive attitudes were linked to diversification and seeking riskier assets, while structured financial behaviors indicated a preference for real estate. Financial knowledge, although with less significant effects, contributed to more diversified strategies. The results emphasize that financial decisions depend not only on technical knowledge but also on behavioral and psychological factors, highlighting the importance of self-awareness and financial education for more conscious choices aligned with individual goals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectTomada de decisão de investimentopt_BR
dc.titleOs efeitos dos traços de personalidade e da educação financeira na tomada de decisão financeirapt_BR
dc.title.alternativeThe effects of personality traits and financial education on financial decision-makingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Neirilaine Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223797601220723pt_BR
dc.contributor.referee1Botinha, Reiner Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9846302370483665pt_BR
dc.contributor.referee2Avelar, Ewerton Alex-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758338709153591pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236484177368438pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoPara obter uma compreensão mais profunda das motivações por trás das decisões de investimento individuais, considerando a perspectiva da teoria do Big Five Model (extroversão, socialização, conscienciosidade, neuroticismo, abertura a novas experiências), o objetivo deste estudo é investigar como os traços de personalidade e o nível de educação financeira do investidor estão associados com a sua tomada de decisão financeira sobre investimentos. Para tanto, aplicou-se um questionário que mensuraram o perfil sociodemográfico, a atitude financeira, o comportamento financeiro, o conhecimento financeiro, os traços de personalidade e as decisões de investimento dos servidores públicos da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Como principais achados, verificou-se que tanto os traços de personalidade quanto os componentes da educação financeira (atitude, comportamento e conhecimento) estão associados às decisões de investimento. A abertura à experiência mostrou relação positiva com investimentos em renda variável e imóveis, enquanto o neuroticismo associou-se à diversificação da carteira, sugerindo uma postura mais cautelosa. A extroversão, por sua vez, teve efeito negativo sobre a alocação em ativos de maior risco. Em relação à educação financeira, atitudes mais proativas estiveram ligadas à diversificação e à busca por ativos mais arrojados, enquanto comportamentos financeiros estruturados indicaram preferência por imóveis. O conhecimento financeiro, embora com efeitos menos significativos, contribuiu para estratégias mais diversificadas. Os resultados reforçam que as decisões financeiras não dependem apenas do conhecimento técnico, mas também de fatores comportamentais e psicológicos, ressaltando a importância do autoconhecimento e da educação financeira para escolhas mais conscientes e alinhadas aos objetivos individuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration124pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.342pt_BR
dc.orcid.putcode187492716-
dc.crossref.doibatchid95b6f514-aca1-4880-8926-bb32f6cd56b2-
dc.subject.autorizadoContabilidadept_BR
dc.subject.autorizadoInvestidorpt_BR
dc.subject.autorizadoEducação Financeirapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

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