Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46336Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Freitas, Lílian Karla | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-03T13:53:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-03T13:53:07Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
| dc.identifier.citation | FREITAS, Lílian Karla Alexandre. Marília Mendonça e a tradição da música sertaneja no Brasil a partir do documentário Marília Mendonça - Todos os Cantos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46336 | - |
| dc.description.abstract | This monograph analyzes the connection between the female singer Marília Mendonça and the traditions of the sertanejo music genre, based on the documentary series Marília Mendonça - Todos os Cantos. The documentary is focused on a set of concerts performed in Brazilian state capitals, and shows how Marília incorporates and re-invents traditional sertanejo elements, becoming a prominent icon of “feminejo” (Feminine sertanejo). The qualitative methodology is scaffolded by a bibliography review and cultural analysis, considering theoretical contributions about tradition based on authors such as Eric Hobsbawm and Edward Shils. The focus on the “made-up tradition” and the dynamism of sertanejo reveals the impact of the documentary in the figure of Marília as a symbol of continuity and innovation. The study will analyze the audiovisual elements of the documentary, emphasizing on speeches, interviews, scenes and concerts, focusing on themes of heartache, love and cheating presented in the given songs, and the choice of venues, which connect sertanejo to tradition while boosting the modernization of the genre. The analysis will be focused on the meanings encompassed by the title Todos os Cantos. The expression Todos os cantos simultaneously represents the idea of “everywhere” and “every song”, (The word canto alone means “corner” and “singing”). The conclusion is that, when occupying a square or another symbolic venue and when treating contemporary themes, Marília strengthens the connection with the audience and the evolution of the sertanejo genre as an adaptive cultural expression. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Marília Mendonça | pt_BR |
| dc.subject | Sertanejo | pt_BR |
| dc.subject | Tradição | pt_BR |
| dc.subject | Música | pt_BR |
| dc.subject | Todos os Cantos | pt_BR |
| dc.subject | Sertanejo | pt_BR |
| dc.subject | Tradition | pt_BR |
| dc.subject | Music | pt_BR |
| dc.subject | Documentary | pt_BR |
| dc.subject | Documentário | pt_BR |
| dc.title | Marília Mendonça e a tradição da música sertaneja no brasil a partir do documentário "Marília Mendonça - Todos os Cantos" | pt_BR |
| dc.title.alternative | Marília Mendonça and the tradition of sertanejo music in brazil based on the documentary "Marília Mendonça – Todos os Cantos" | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Manna, Nuno | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Azevedo, Rafael | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Tassis, Nicoli | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta monografia analisa a relação da cantora Marília Mendonça e a tradição do sertanejo a partir da série documental Marília Mendonça – Todos os Cantos. O documentário foca em um conjunto de apresentações realizadas nas capitais brasileiras, e aborda como Marília incorpora e reinventa elementos tradicionais do sertanejo, tornando-se uma figura proeminente do “feminejo”. A metodologia qualitativa é fundamentada em uma revisão da bibliografia e análise cultural, considerando contribuições teóricas sobre tradição a partir de autores como Eric Hobsbawm e Edward Shils. O foco na “tradição inventada” e o dinamismo do sertanejo revela o impacto do documentário na imagem de Marília como um símbolo de continuidade e inovação. O estudo analisará os elementos audiovisuais do documentário, com foco nos discursos, entrevistas, cenas e apresentações, focando nos temas de sofrência, amor e traição dispostos nas canções apresentadas, e nas escolhas de locais, que conectam o sertanejo à tradição enquanto promovem a modernização do gênero. A análise focará nos significados atribuídos ao título Todos os Cantos do projeto. A expressão remete simultaneamente à ideia de "todos os lugares" e "todas as canções". A conclusão é que, ao ocupar uma praça ou espaço simbólico e ao tratar de temas contemporâneos, Marília fortalece a conexão com o público e a evolução da música sertaneja como uma forma de expressão cultural que se adapta. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Jornalismo | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 96 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Jornalismo | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MaríliaMendonçaTradição.pdf | TCC | 9.98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
