Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46330
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Yngrid dos Santos-
dc.date.accessioned2025-07-03T13:21:32Z-
dc.date.available2025-07-03T13:21:32Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationCARVALHO, Yngrid dos Santos. Esporte universitário: análise do ponto de vista dos atletas sobre o trabalho das comissões técnicas das equipes de treinamento da UFU. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46330-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to investigate the perceptions of university athletes regarding the work of coaching staffs of the sports teams at the Federal University of Uberlândia (UFU), as well as to understand the relevance attributed to academic training in Physical Education for the role of coach. This qualitative and descriptive research employed semi-structured interviews as the primary data collection instrument. A total of 22 athletes from team sports were interviewed, respecting criteria of gender diversity and sports representativeness. Data analysis was conducted using Bardin’s (2016) content analysis technique, and responses were organized into thematic categories. The results revealed a generally positive perception of the coaching staffs, highlighting aspects such as dedication and passion for the profession, professional competence, organization and planning, and strong interpersonal relationships between coaches and athletes. Negative aspects were mentioned less frequently and were more dispersed, with criticisms focusing on flaws in technical planning, tactical inflexibility, excessive training intensity, and interpersonal management issues. Some criticisms also referred to institutional limitations beyond the control of the coaching staffs, such as structural issues and lack of university support. The study concludes that the work of UFU’s coaching staffs is highly valued by athletes, especially for their ethical conduct, commitment, and efforts despite structural limitations. The research also underscores the importance of academic training and continuous professional development for effective performance in the university sports context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsporte universitáriopt_BR
dc.subjectAtletas universitáriospt_BR
dc.subjectProfissional de Educação Físicapt_BR
dc.subjectEquipes de alto rendimentopt_BR
dc.subjectComissão técnicapt_BR
dc.subjectUniversity sportspt_BR
dc.subjectuniversity athletespt_BR
dc.subjectPhysical Education professionalpt_BR
dc.subjecthigh-performance teamspt_BR
dc.subjectcoaching staffpt_BR
dc.titleEsporte Universitário: análise do ponto de vista dos atletas sobre o trabalho das comissões técnicas das equipes de treinamento da UFUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Gabriela Machado-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122795180034348pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Giselle Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402979249353952pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Sérgio Inácio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562169347266284pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo principal investigar a percepção dos atletas universitários sobre o trabalho das comissões técnicas das equipes esportivas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bem como compreender a relevância atribuída à formação acadêmica em Educação Física para o exercício da função de treinador. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, utilizou entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados 22 atletas de modalidades coletivas, respeitando critérios de diversidade de gênero e representatividade esportiva. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (2016), e as respostas foram organizadas em categorias temáticas. Os resultados revelaram uma percepção amplamente positiva sobre as comissões técnicas, com destaque para aspectos como dedicação e amor pela profissão, competência profissional, organização e planejamento, além da boa relação interpessoal entre técnicos e atletas. Em relação aos aspectos negativos, as críticas foram menos frequentes e dispersas, destacando-se falhas no planejamento técnico, inflexibilidade tática, intensidade excessiva dos treinos e problemas na gestão interpessoal. Algumas críticas se referiram ainda a limitações institucionais fora do alcance das comissões, como questões estruturais e falta de apoio da universidade. Conclui-se que o trabalho das comissões técnicas da UFU é amplamente valorizado pelos atletas, especialmente por sua postura ética, comprometimento e esforço em meio às limitações estruturais. A pesquisa também evidencia a importância da formação acadêmica e da qualificação contínua para o exercício profissional no contexto esportivo universitário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EsporteUniversitárioAnálise.pdfTCC357.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.