Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBaronetti, Bruno Sanches-
dc.date.accessioned2025-07-03T12:45:07Z-
dc.date.available2025-07-03T12:45:07Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationBARONETTI, Bruno Sanches. Travessias do saber: uma jornada acadêmica em acordes críticos memorial. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46325-
dc.description.abstractThis memoir, titled "Travessias do Saber: Uma Jornada Acadêmica em Acordes Críticos," constitutes a Capstone Project that explores the author's academic and formative trajectory, from his childhood in the periphery of São Paulo to his work as a historian, researcher, and teacher. The work reflects on how personal experiences, such as unequal access to cultural capital and early literacy, propose theoretical discussions based on the thought of Paulo Freire, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Jean-Paul Sartre, and Sigmund Freud, addressing education, power, and memory. It details the author's university education in History, his research on São Paulo's samba schools and Black movements, highlighting the role of non-formal education, "territories of life," and the "pedagogy of crossroads" in transmitting matriarchal knowledge and fighting historical erasure. The author's teaching practice, in both public and private networks, is analyzed from a Marxist perspective that denounces the commodification of knowledge and the reproduction of social inequalities in education, dialoguing with Karl Marx and Nildo Viana. Psychoanalytic training complements this analysis, enriching the understanding of memory processes and pedagogical practice with an attentive listening to students' subjectivity. The memoir culminates in a reflection on what it means to be a teacher and pedagogue, in light of Paulo Freire and António Nóvoa, advocating for a conscious, transformative, and methodical teaching approach that seeks the comprehensive development of the student and the construction of a more just and democratic society, evidencing the interconnection between the personal, theoretical, and practical dimensions of education.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectPeripherypt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.titleTravessias do saber: uma jornada acadêmica em acordes críticos memorialpt_BR
dc.title.alternativeJourneys of knowledge: an academic journey with critical resonance – a memorialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges Netto, Mário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631482288936524pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marco Aurélio Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6147461207257222pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9695073841770727pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste memorial, intitulado "Travessias do Saber: Uma Jornada Acadêmica em Acordes Críticos", constitui um Trabalho de Conclusão de Curso que explora a trajetória acadêmico-formativa do autor, desde sua infância na periferia de São Paulo até sua atuação como historiador, pesquisador e professor. A obra reflete sobre como vivências pessoais, como o acesso desigual ao capital cultural e as experiências de alfabetização, propõe discussões teóricas a partir do pensamento Paulo Freire, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Jean-Paul Sartre e Sigmund Freud, abordando a educação, o poder e a memória. Detalha a formação universitária do autor em História, a pesquisa em escolas de samba e movimentos negros paulistanos, destacando o papel da educação não-formal e dos "territórios de vida" e a "pedagogia das encruzilhadas" na transmissão de saberes matriarcais e na luta contra o apagamento histórico. A atuação docente do autor, em redes pública e privada, é analisada sob uma perspectiva marxista, que denuncia a mercantilização do saber e a reprodução das desigualdades sociais na educação, dialogando com Karl Marx e Nildo Viana. A formação em psicanálise complementa essa análise, enriquecendo a compreensão dos processos de memória e a prática pedagógica com uma escuta atenta à subjetividade dos alunos. O memorial culmina na reflexão sobre o que significa ser professor e pedagogo, à luz de Paulo Freire e António Nóvoa, defendendo uma docência consciente, transformadora e metódica, que busca o desenvolvimento integral do educando e a construção de uma sociedade mais justa e democrática, evidenciando a interconexão entre as dimensões pessoal, teórica e prática da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration71pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode187268290-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TravessiasSaberJornada.pdfTCC605.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.