Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46311
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Vanessa Mendonça-
dc.date.accessioned2025-07-02T12:22:46Z-
dc.date.available2025-07-02T12:22:46Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationFERNANDES, Vanessa Mendonça. A afetividade e o processo de aprendizagem na educação infantil: a importância da participação familiar. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Educação a Distância) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46311-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis investigates the importance of affectivity in the learning process in Early Childhood Education, with an emphasis on family participation as a fundamental element in the holistic development of the child. The research, with a qualitative approach and bibliographic nature, was developed as a theoretical essay aiming to understand how affective bonds established among educators, children, and families contribute to building a welcoming, safe, and conducive environment for meaningful learning. The results indicate that affectivity is not merely a complementary emotional dimension, but rather an essential pedagogical foundation that integrates care and education. It is further evidenced that the active involvement of families supports children’s cognitive, emotional, and social development, especially when there is dialogue, active listening, and shared responsibility among the actors involved. However, some challenges were identified, such as teacher overload, the lack of clear institutional policies, and the asymmetrical view of responsibilities between school and family. It is concluded that sensitive and collaborative pedagogical practices, grounded in affectivity and partnership with families, are crucial for a more humanized education. By recognizing the child as a whole and valuing their emotional bonds and family experiences, the school strengthens its social and ethical role in forming autonomous and critical individuals. This study reinforces the need to build bridges between school and family knowledge, promoting a more holistic, sensitive, and committed education focused on child well-being.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectafetividadept_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectfamíliapt_BR
dc.subjectvínculo escolarpt_BR
dc.titleA afetividade e o processo de aprendizagem na educação infantil: a importância da participação familiarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aneuzimira Caldeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665029543463744pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682137418664056pt_BR
dc.creator.Latteshttps://orcid.org/0009-0002-2939-7358pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso investiga a importância da afetividade no processo de aprendizagem na Educação Infantil, com ênfase na participação da família como elemento fundamental no desenvolvimento integral da criança. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, foi construída como um ensaio teórico, como o objetivo compreender de que forma os vínculos afetivos, estabelecidos entre educadores, crianças e familiares, contribuem para a construção de um ambiente escolar acolhedor, seguro e propício à aprendizagem significativa. Os resultados apontam que a afetividade não é apenas uma dimensão emocional complementar, mas sim um fundamento pedagógico essencial, que articula o cuidar e o educar. Evidencia-se ainda que a presença ativa da família favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, especialmente quando há diálogo, escuta e corresponsabilidade entre os agentes envolvidos. No entanto, foram identificados entraves, como a sobrecarga dos docentes, a ausência de políticas institucionais claras e a visão assimétrica de responsabilidades entre escola e família. Conclui-se que práticas pedagógicas sensíveis e colaborativas, fundamentadas na afetividade e na parceria com as famílias, são determinantes para uma educação mais humanizada. Ao reconhecer a criança em sua totalidade e valorizar seus vínculos emocionais e experiências familiares, a escola fortalece seu papel social e ético na formação de sujeitos autônomos e críticos. Este trabalho reforça a necessidade de construir pontes entre os saberes escolares e familiares, promovendo uma educação mais integral, sensível e comprometida com o bem-estar infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.orcid.putcode187190796-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AfetividadeProcessoAprendizagem(1).pdf174.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons