Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46309
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorJacob, Adriana Cristina-
dc.date.accessioned2025-07-02T12:17:08Z-
dc.date.available2025-07-02T12:17:08Z-
dc.date.issued2025-06-30-
dc.identifier.citationJACOB, Adriana Cristina. A influência do ambiente físico escolar nas relações interpessoais impactos na socialização e convivência entre alunos. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46309-
dc.description.abstractThis Final Graduation Project investigates how the school community — composed of teachers, guardians, staff members, and others — from two public and private schools in the municipality of Araxá-MG perceives the influence of the physical school environment and interpersonal interactions on the educational process. The study is based on the understanding that the school environment goes beyond its material aspects, acting as a mediator of pedagogical, emotional, and social relationships. Grounded in authors such as Frago (2005), Malaguzzi (1999), and Freire (1996), the research argues that the educational space is a symbolic and formative element, capable of communicating values, influencing behavior, and guiding practices. Using a quantitative approach and a structured questionnaire applied to 37 participants, the data reveal a strong appreciation for diverse environments (green areas, libraries, social spaces), although the centrality of the traditional classroom still persists. A limited view of active methodologies and practices conducted outside the formal classroom space is also observed. The results indicate that school infrastructure significantly impacts inclusion and interpersonal relationships, as well as supports the students’ social, emotional, and cognitive development. The study concludes that rethinking school spaces — even through creative and low-cost strategies — is essential to promoting a more holistic, democratic, and responsive education that meets the needs of the educational community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectambiente escolarpt_BR
dc.subjectschool environmentpt_BR
dc.subjectrelações interpessoaispt_BR
dc.subjectinterpersonal relationshipspt_BR
dc.subjecteducação inclusivapt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectinfraestrutura escolarpt_BR
dc.subjectschool infrastructurept_BR
dc.subjectespaço educativopt_BR
dc.subjecteducational spacept_BR
dc.titleA influência do ambiente físico escolar nas relações interpessoais impactos na socialização e convivência entre alunospt_BR
dc.title.alternativeThe influence of the school physical environment on interpersonal relationships impacts on socialization and coexistence between studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aneuzimira Caldeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665029543463744pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682137418664056pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111120079796348pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso investiga como a comunidade escolar — composta por professores, responsáveis, colaboradores e outros membros — de duas escolas públicas e particulares do município de Araxá-MG percebe a influência do espaço físico escolar e das interações interpessoais no processo educativo. Parte-se da compreensão de que o ambiente escolar transcende sua materialidade, funcionando como mediador de relações pedagógicas, afetivas e sociais. Fundamentado em autores como Frago (2005), Malaguzzi (1999) e Freire (1996), o estudo defende que o espaço educacional é um elemento simbólico e formativo, capaz de comunicar valores, influenciar comportamentos e orientar práticas. Com abordagem quantitativa e aplicação de questionário estruturado a 37 participantes, os dados revelam ampla valorização de ambientes diversos (áreas verdes, bibliotecas, espaços de convivência), embora ainda persista a centralidade da sala de aula tradicional. Observa-se também uma visão restrita quanto às metodologias ativas e às práticas fora do espaço formal. Os resultados indicam que a infraestrutura escolar impacta significativamente a inclusão e as relações interpessoais, além de favorecer o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos estudantes. Conclui-se que repensar o espaço escolar — mesmo com estratégias criativas e de baixo custo — é essencial para promover uma educação mais integral, democrática e sensível às necessidades da comunidade educativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InfluenciaAmbienteFisico.pdf410.18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons