Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46268
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRodrigues, Rosiane Aparecida Marangoni-
dc.date.accessioned2025-06-27T20:58:12Z-
dc.date.available2025-06-27T20:58:12Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rosiane Aparecida Marangoni. Relação Família e Escola: Entre os limites e as possibilidades. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46268-
dc.description.abstractThis bibliographic study aims to understand the relationship between family and school, analyzing the limits and possibilities of this partnership, with emphasis on the role of the pedagogue as a mediator in this process. The research discusses the concept of family, its various configurations, and the social function of the school, highlighting the interdependence between these two fundamental institutions for the students’ integral development. It seeks to address the increasing lack of family participation in school activities and the importance of the pedagogue’s role in fostering dialogue between school and family. The study emphasizes that academic success does not depend solely on either institution, but on the articulation of multiple social, economic, cultural, and emotional factors. Pedagogical mediation is presented as an effective strategy to promote family involvement, resolve conflicts, and strengthen affective and educational bonds. In this context, the pedagogue is seen as a transforming agent, responsible for fostering listening, empathy, and mutual respect among all educational actors. The study also reinforces the importance of ongoing professional development for educators, preparing them not only to teach, but also to mediate, support, and guide. Recognizing the value of family participation in the school's pedagogical project and the school as a space for coexistence and citizenship is essential for building a more inclusive, democratic, and humanizing education. Finally, the research highlights that strengthening the family-school relationship is a collective, continuous, and ethical task, essential for transforming the school environment into a space that is more sensitive to family realities and committed to the full development of students. Keywords: Mediating pedagogue, family, school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogo mediadorpt_BR
dc.subjectMediating pedagoguept_BR
dc.subjectfamíliapt_BR
dc.subjectfamilypt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectschoolpt_BR
dc.titleRelação Família e Escola: Entre os limites e as possibilidades.pt_BR
dc.title.alternativeFamily and School Relationship: Between limits and possibilities.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Drielle Fernanda de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5652326232443319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5805111950229600pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de natureza bibliográfica, tem por objetivo central compreender a relação entre a família e a escola, analisando os limites e as possibilidades dessa parceria, com ênfase no papel do pedagogo como mediador nesse processo. O estudo aborda o conceito de família, suas diferentes configurações, e a função social da escola, destacando a interdependência entre essas duas instituições fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos. Visa compreender a crescente ausência de participação familiar nas atividades escolares e da necessidade de compreender como a atuação do pedagogo pode favorecer o diálogo entre escola e família. A pesquisa enfatiza que o sucesso escolar não depende exclusivamente de uma dessas instituições, mas da articulação entre diversos fatores sociais, econômicos, culturais e emocionais. A mediação pedagógica é destacada como uma estratégia eficaz para promover o envolvimento das famílias, resolver conflitos e fortalecer os vínculos afetivos e educativos. Nesse sentido, o pedagogo é visto como um agente transformador, responsável por promover a escuta, a empatia e o respeito mútuo entre os sujeitos envolvidos no processo educacional. O estudo também reforça a importância da formação continuada dos profissionais da educação para que estejam preparados não só para ensinar, mas também para mediar relações, acolher e orientar. A valorização do papel da família no projeto pedagógico da escola e o reconhecimento da escola como espaço de convivência e cidadania são fundamentais para a construção de uma educação mais inclusiva, democrática e humanizadora. Além de reforçar o fortalecimento da relação entre família e escola é uma tarefa coletiva, contínua e ética, essencial para transformar o cotidiano escolar em um espaço mais sensível às realidades familiares e comprometido com o desenvolvimento pleno dos estudantes. Palavras chaves: Pedagogo mediador, família, escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RelaçãoFamíliaEscola.pdfTCC403.79 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.