Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46259Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Deamo, Maria de Fátima Martins | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-27T14:59:17Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-27T14:59:17Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | DEAMO, Maria de Fátima Martins. CONSTRUÇÃO DE VIDA DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO E DEMERVAL SAVIANI. 2025, 30fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46259 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to analyze the main Brazilian pedagogical trends through the contributions of José Carlos Libâneo and Demerval Saviani, complemented by a personal memoir that narrates the teacher training journey of the author, Maria de Fátima Martins Deamo. The analysis of the authors highlights different perspectives on the role of education: Libâneo emphasizes the importance of teaching critical and contextualized content for student development, while Saviani advocates for a historical-critical approach that seeks social transformation through education, grounded in a Marxist perspective. The memoir offers a reflection on the author’s personal and academic experiences, including her school memories, the educational methods and practices she experienced in childhood and youth, and the challenges she faced when resuming her studies in adulthood. This narrative illustrates how teacher education is shaped by lived experiences, difficulties, and learning processes that contribute to the development of a more conscious and engaged pedagogical practice. By articulating the theoretical study of the authors with personal experience, the work highlights the importance of teacher training that engages with contemporary social, technological, and cultural transformations, valuing reflective practice and the teacher’s role as an agent of change. Thus, this study contributes to the understanding of Brazilian pedagogical trends and their impact on educational practices, while also emphasizing the importance of individual life paths in the teaching and learning process. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Memorial | pt_BR |
| dc.subject | Tendências Pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Libâneo | pt_BR |
| dc.subject | Saviani | pt_BR |
| dc.subject | Memoir | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogical Trends | pt_BR |
| dc.title | Construção de vida de uma estudantes de pedagogia e as tendências pedagógicas brasileira: uma comparação entre José Carlos Libâneo e Demerval Saviani | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Quillici Neto, Armindo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6897277608755605 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Calaça, Lilian | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4710967164987197 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | -, - | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | - | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar as principais tendências pedagógicas brasileiras por meio das contribuições de José Carlos Libâneo e Demerval Saviani, complementado por um memorial pessoal que narra a trajetória da minha formação docente. A análise dos autores destaca diferentes perspectivas sobre o papel da educação: Libâneo enfatiza a importância do ensino de conteúdos críticos e contextualizados para a formação do aluno, enquanto Saviani defende uma abordagem histórico-crítica que busca a transformação social por meio da educação, fundamentada em uma visão marxista. O memorial traz uma reflexão sobre as minhas experiências pessoais e acadêmicas, incluindo minhas memórias escolares, os métodos e práticas educativas vivenciadas na infância e juventude, e os desafios enfrentados ao retomar os estudos na fase adulta. Essa narrativa ilustra como a formação docente é permeada por experiências vividas, dificuldades e aprendizagens que contribuem para a construção de uma prática pedagógica mais consciente e engajada. Por meio da articulação entre o estudo teórico dos autores e a vivência pessoal, o trabalho ressalta a importância de uma formação docente que dialogue com as transformações sociais, tecnológicas e culturais contemporâneas, valorizando a prática reflexiva e a função do professor como agente de mudança. Assim, este estudo contribui para a compreensão das tendências pedagógicas brasileiras e seu impacto nas práticas educacionais, ao mesmo tempo em que evidencia a importância da trajetória individual no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ConstruçãoVidaEstudantes.pdf | 736.17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
