Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46258Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rocha, Nara Hilda Batista | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-27T14:53:57Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-27T14:53:57Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
| dc.identifier.citation | ROCHA, Nara Hilda Batista. A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PEDAGOGO: Um olhar sobre a trajetória de vida e formação. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46258 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to present the Formative Memorial as a methodology, anchored in the author's (auto)biography, through the recollection of experiences and significant events (snippets) that delineated her existential trajectory, marked by intellectual curiosity and the continuous pursuit of knowledge. The Formative Memorial is set up as a reflective and narrative device that allows the individual a critical analysis of their path, enabling them to identify how different experiences, interactions, and contexts contributed to the formation of their personal and professional identity. The problem of this research emerges from multiple questions that stimulate critical reflection on the processes of teacher training, with an emphasis on the construction of professional identities and the analysis of the impacts caused by educational policies, sociocultural dynamics, and economic constraints in this formative process. Based on the theoretical contributions of the authors who supported this investigation — Freire (1996), Vygotsky (2001), Tardif (2002), Libâneo (2004, 2005), and Saviani (2007, 2013) — it was possible to deepen the understanding of formative paths in education, highlighting the relevance of the teacher's role in the educational context. This work is structured into six sections that cover the personal, academic, and professional trajectory of the author. Throughout the text, the reader will find initial reflections on the writing process of the memoir, the (auto)biography with an emphasis on personal and family history, significant memories of the school journey and the first degree, experiences in Professional and Technological Education, experiences in the Pedagogy course at UFU, and finally, a critical analysis of teacher training and the construction of professional identity. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Memorial formativo | pt_BR |
| dc.subject | Formative memorial | pt_BR |
| dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
| dc.subject | Teacher identity | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia e Educação | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogy and Education | pt_BR |
| dc.title | A constituição do sujeito pedagogo: Um olhar sobre a trajetória de vida e formação | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Netto, Mario Borges | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | CV: http://lattes.cnpq.br/7631482288936524 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Vieira, Fabio Pessoa | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8433209181393882 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | não se aplica, não se aplica | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | não se aplica | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7667247102759124 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como finalidade apresentar o Memorial Formativo como metodologia, ancorado na (auto)biografia da autora, por meio da rememoração de vivências e acontecimentos significativos (recortes) que delinearam sua trajetória existencial, marcada pela curiosidade intelectual e pela busca contínua por conhecimento. O Memorial Formativo configura-se como um dispositivo reflexivo e narrativo que possibilita ao sujeito uma análise crítica de sua trajetória, permitindo identificar como diferentes experiências, interações e contextos contribuíram para a constituição de sua identidade pessoal e profissional. A problemática desta pesquisa emerge de múltiplos questionamentos que instigam uma reflexão crítica acerca dos processos de formação docente, com ênfase na construção das identidades profissionais e na análise dos impactos provocados pelas políticas educacionais, pelas dinâmicas socioculturais e pelos condicionantes econômicos nesse processo formativo. A partir das contribuições teóricas dos autores que embasaram esta investigação — Freire (1996), Vygotsky (2001), Tardif (2002), Libâneo (2004, 2005) e Saviani (2007, 2013) — foi possível aprofundar a compreensão dos percursos formativos na educação, destacando-se a relevância do papel do professor no contexto educacional. Este trabalho está estruturado em seis seções que percorrem a trajetória pessoal, acadêmica e profissional da autora. Ao longo do texto, o leitor encontrará reflexões iniciais sobre o processo de escrita do memorial, a (auto)biografia com ênfase na história pessoal e familiar, lembranças marcantes da trajetória escolar e da primeira graduação, experiências na Educação Profissional e Tecnológica, vivências no curso de Pedagogia da UFU e, por fim, uma análise crítica sobre a formação docente e a construção da identidade profissional. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 43 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 186839237 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ConstituicaoSujeitoPedagogo.pdf | TCC - Trabalho de Conclusão de Curso | 645.62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
